5 séries da Netflix que já foram acusadas de plágio, assim como “1899”
Para além de "1899", outras 5 séries da Netflix já foram acusadas de plágio. Conheça os casos e as denúncias acerca das produções.
Durante os últimos dias, um dos assuntos mais comentados das redes sociais é a denuncia de plágio que envolve a série original “1899“, da Netflix. Isso porque, de acordo com a quadrinista brasileira Mary Cagnin, a obra se apropria de elementos do seu livro “Black Silence”.
Essa não é, contudo, a primeira vez que a Netflix se vê envolvida em denúncias do tipo. Nesse sentido, o Sobre Sagas elencou outras 5 denúncias de plágio envolvendo séries da plataforma. Confira a lista nos tópicos a seguir:
Stranger Things (2016)
A princípio, algo que nem todos sabem sobre “Stranger Things” é que a série já esteve envolvida em vários processos de plágio. O mais famoso deles foi movido pelo diretor Charlie Kessler, que alega que os Irmãos Duffer, criadores da série, plagiaram várias ideias do enredo de “Montauk”, curta exibido para os produtores na tentativa de que eles pudessem transformá-lo em um filme. Apesar da polêmica, Kessler nunca chegou a provar a relação entre as duas obras.
Round 6 (2021)
Da mesma forma que “Stranger Things”, “Round 6” é outro fenômeno internacional da plataforma que também foi acusada de plágio. Os criadores da série foram acusados online de replicar elementos do filme japonês “As The Gods Will“. Tal como “Round 6“, o longa também foca em mostrar os acontecimentos de jogos mortais. As provas, contudo, não foram suficientes para vencer o processo.
Cursed – A Lenda do Lago (2020)
Outra grande produção que também esteve envolvida em acusações de plágio é a série de fantasia “Cursed – A Lenda do Lago“. Dessa vez, contudo, as denúncias dirigiram-se ao departamento de objetos da série, e não ao roteiro. Isso porque, no 3° episódio, um objeto bastante peculiar ganha destaque: um cajado com uma caveira encrustada em seu topo. Acontece que, a princípio, o objeto se parece bastante com um criado pela marca LARP Sander-Propworx 4 anos antes da série. Isso fez com que os criadores da peça acusassem a Netflix de plagiar caracteristicas do artefato.
Warrior Nun (2020)
Na esteira de grandes séries que receberam acusações de plágio, “Warrior Nun” talvez seja o caso menos conhecido. Dessa vez, contudo, a acusação foi feita em relação a um pôster do drama. O artista @billelis denunciou que um pôster oficial da série copiou as referências de um cartaz que fez para o filme “Jon Wick“. O caso repercutiu no twitter, mas nenhuma medida a esse respeito foi tomada.
O Segredo do Templo (2021)
Por último, a série original “O Segredo do Templo” (2021) também esteve envolvida em escândalos envolvendo plágio. O caso chegou a repercutir no sistema judiciário turco, quando o autor Buket Uzuner acusou a Netflix de ter se apropriado de personagens de seu romance “Toprak”. O criador chegou a solicitar, por liminar, que a série deixasse de ser exibida – mas não obteve sucesso judicial.
CONFIRA Também:
1899 plagiou artista brasileira? Criadores da série da Netflix rebatem acusações
Por fim, queremos saber: você já conhecia alguma dessas acusações de plágio envolvendo a Netflix? Qual delas chama mais sua atenção? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais. Para ficar por dentro de tudo que envolve a plataforma de streaming, fiquem sempre ligados aqui no Sobre Sagas!