7 Mulheres e Um Mistério: Conheça as inspirações para o novo filme de mistério no top 10 da Netflix
"7 Mulheres e Um Mistério" é o novo filme no top 10 da Netflix e nessa matéria a gente te conta as inspirações por trás do filme.
Entre Facas e Segredos e as novas adaptações em filme das obras clássicas de Agatha Christie reabriram o caminho para que o público voltasse a se interessar pelo amado subgênero “quem matou?”. Assim, já há algum tempo os streamings estão lançando novos filmes e séries nesse estilo, e o mais recente a estrear na Netflix é o italiano 7 Mulheres e Um Mistério.
Diferente de Glass Onion, também recém-chegado à plataforma, essa comédia misteriosa italiana adota um tom bem menos atual em diversos aspectos.
Com isso, uma dúvida que tem aparecido entre espectadores que já puderam assistir ao longa é se ele, por acaso, seria baseado em alguma obra literária de época (talvez até mesmo Agatha Christie) ou se é inspirado em filme antigo, já que sua abordagem claramente remete ao período do cinema e da literatura do século passado.
Para responder essas questões, nós aqui do Sobre Sagas fomos em busca das inspirações por trás de 7 Mulheres e Um Mistério, as quais te contamos a seguir.
7 Mulheres e Um Mistério é remake de um filme aclamado
O novo filme do diretor Alessandro Genovesi é realmente um remake, porém, não de um filme do século passado e sim de um filme francês/italiano de 2002.
8 Femmes é a obra cinematográfica usada pelo diretor e roteirista como base para 7 Mulheres e Um Mistério.
O filme de 2002 foi dirigido por François Ozon, e tinha características de narrativa diferentes da nova versão lançada em 2021, e que só agora chegou à Netflix.
Para começar, 8 Femmes apostava em uma comédia em um estilo mais pastelão, diferente do humor cômico, porém, um pouco mais sútil de 7 Mulheres e um Mistério.
Além disso, o filme de 2002 era um musical, gênero que foi completamente deixado de lado por Genovesi em sua adaptação.
Cabe dizer que a versão francesa foi um dos filmes mais aclamados do cinema naquele ano, recebendo 12 indicações ao César (o Oscar francês) incluindo melhor filme, levando o Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim, e sendo o representante francês ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Com esse histórico admirável, podemos dizer que talvez tenha sido um pouco ousado da parte de Alessandro Genovesi criar sua própria versão dessa obra, não é!?
Obra tem raízes no teatro
Para quem assistiu o filme e identificou nele traços comuns às adaptações teatrais, é bom saber que a percepção não estava errada.
Ambas as versões dessa história, tanto a de 2002 quanto a de 2021, são baseada na peça teatral Eight Women do dramaturgo francês Robert Thomas.
A peça foi a primeira obra escrita pelo autor, em 1958, e estreou no teatro Édouard VIII em agosto de 1961, onde fez um enorme sucesso, tanto com o público, quanto com a crítica jornalista da época.
Assim como em 7 Mulheres e um Mistério, a peça segue a história de uma família nobre em meados dos anos 1950 que é constituída por oito mulheres e apenas um homem: Marcel, o patriarca.
Em uma manhã antes do Natal, as mulheres são chocadas com a imagem de Marcel morto em seu quarto com uma facada nas costas.
Assim, cada uma das moradoras da casa passa a ser suspeita do assassinato, e ao longo das acusações que trocam entre elas, o público acaba percebendo que sim, todas elas teriam algum motivo para matar o homem.
O espetáculo foi dirigido por Jean Le Poulain, e naquele ano recebeu prêmio Quai des Orfèvres que premiava textos inéditos de mistérios policiais.
O espetáculo foi remontado dez anos depois (1971), pelo mesmo diretor, mas com um elenco novo.
7 Mulheres e Um Mistério é a terceira adaptação para telas de Eight Women, que ganhou além da versão de 2002, um filme em 1960 (antes do lançamento no teatro) intitulado La Nuit des Suspeito pelo diretor Victor Merenda.
CONFIRA Também:
E você, o que achou de 7 Mulheres e Um Mistério na Netflix? Conta para a gente aqui nos comentários!