Início » Serviços de Streaming » O que explica o sucesso do filme Através da Minha Janela na Netflix?

O que explica o sucesso do filme Através da Minha Janela na Netflix?


Produções com romance adolescente sempre tiveram grande espaço na mídia, porém, de uns tempos para cá, é fato que as produções desse estilo que mais fazem sucesso são as menos inocentes. Esse é o caso de Através da Minha Janela, filme recém-estreado da Netflix que já se tornou uma sensação entre os assinantes.

O filme se encaixa em uma tendência que ganhou cinema, streamings e livrarias já há alguns anos. No caso, as histórias com foco em jovens adultos que começam a descobrir relacionamentos amorosos, e também a parte erótica dessas relações.

Seguindo essa fórmula que vem fazendo sucesso, Através da Minha Janela está entre as produções mais assistidas no ranking mundial da plataforma, como contamos aqui. Mas, será que  esse é o único motivo para o sucesso?

Vem que a gente te fala mais sobre nos tópicos abaixo.

Sobre Através da Minha Janela

Em Através da Minha JanelaRaquel é uma jovem estudante completamente obcecada por seu vizinho bonito, Ares.

Sem nunca ter falado com ele, Raquel stalkea o garoto como se não houvesse amanhã, e sabe tudo sobre a rotina dele, que faz questão de espiar todos os dias através da janela de seu quarto.

Quando descobre que o vizinho anda usando seu Wi-Fi sem autorização, ela encontra nesse fato a justificativa que faltava para, enfim, ter contato com o bonitão.

A partir disso, a garota toma coragem para se colocar no radar do rapaz e fará de tudo para que ele também crie interesse genuíno por ela.

Filme Baseado em livro famoso

O sucesso de Através da minha Janela não é sem precedentes,afinal, a dona Netflix não dá ponto sem nó, certo?

A história de Raquel Ares é baseada no livro homônimo de Ariana Godoy, que se tornou uma sensação completa no Wattpad e foi lançado fisicamente esse mês no Brasil por meio da editora Intrínseca.

O filme da Netflix é baseado no primeiro volume da trilogia Os Irmãos Hidalgo, que em breve deve ter os outros dois livros também lançados por aqui.

Considerando que Ariana Godoy possui quase dois milhões de seguidores na plataforma de livros digitais Wattpad e que apenas Através da Minha Janela conta com mais de 300 milhões de acessos, não é de surpreender que a gigante do streaming tenha se interessado em adaptar a história.

A estratégia deu certo, e o título estreou entre os mais assistidos. Para além disso, os questionamentos sobre um segundo filme já correm pela internet, aumentando as chances do segundo livro dessa franquia também ser adaptado em breve.

Mas, o que chama tanto a atenção nessa história?

Como falamos no início, Através da Minha Janela acaba se encaixando em uma fórmula de história jovem que acabou se tornando muito popular nos últimos anos, especialmente na Netflix.

No caso, é sempre uma jovem apaixonada por um “bad boy” incompreendido, mas que acaba mudando aos poucos por conta da descoberta do primeiro amor de verdade.

A diferença desse enredo para outros de décadas passadas, é que, atualmente, tudo é regado a muitas cenas de sexo, o que acaba chamando a atenção de vários tipos de público.

Para além disso, histórias de amor “difíceis”, com obstáculos a serem transpostos, são uma preferência quase universal, mais ainda quando essas dificuldades envolvem famílias disfuncionais. Acontece que muitos jovens acabam se vendo nas relações familiares dificultosas, e por isso, a história do romance impossível se torna ainda mais cativante.

Para além disso, é fato que romances com uma abordagem um tanto tóxica, acabaram caindo nas graças do público, por mais controverso que isso seja. Vemos isso na franquia de filmes After, 50 Tons de Cinza, na série Desejo Sombrio e em tantas outras produções que alcançaram status de fenômenos.

A esperança é de sempre ver a mocinha colocando o bonitão (mas, babaca) no seu devido lugar, porém, o ship errado existe, e a maior parte do público acaba estando tão disposto a perdoar os erros do “mocinho”, quanto a apaixonada da história.

E assim se segue o ciclo dos filmes populares como Através da Minha Janela, onde, ao final, o público sabe que por mais bad boy e inconstante que seja, o protagonista vai acabar mudando suas atitudes por conta do amor verdadeiro que sente pela mocinha. E o fato de isso quase nunca acontecer na vida real, só torna a ficção ainda mais irresistível.

CONFIRA Também:

Vikings: Valhalla | Netflix divulga trailer inédito da 1ª temporada; assista!

E você, já assistiu Através da Minha Janela na Netflix? O que achou do filme? Conta para a gente aqui nos comentários.

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.