Gosta de séries procedurais? Conheça 5 incríveis para assistir na Netflix
Tem se tornado bastante comum que séries procedurais - que narrem um arco por episódio - façam sucesso na Netflix. Confira as 5 melhores!
Entre os diversos títulos capazes de propiciar boas maratonas aos espectadores, uma das apostas das plataformas de streaming nos últimos anos tem sido investir cada vez mais em séries procedurais.
Diferente das séries serializadas, focadas em um único arco narrativo, e das séries antológicas, cujos enredos se distinguem completamente entre episódios e/ou temporadas, as séries procedurais conseguem reunir o melhor desses dois mundos ao integrar diferentes linhas narrativas. Entenda o conceito exato do que são essas produções:
O que são séries procedurais?
Na indústria televisiva, as séries procedurais tem se tornado cada vez mais frequente desde o início dos anos 2000. O nome, que vem do inglês procedurals, quer dizer que o enredo dessas séries apresentam conexões com métodos e procedimentos. Por esse motivo, cada um dos episódios da série acaba introduzindo e encerrando uma história específica durante sua duração total.
Acaba que os enredo desse tipo de série, portanto, se divide em duas linhas narrativas: a primeira delas diz respeito ao desenvolvimento e conclusão de um problema apresentando em cada episódio, o que acaba diversificando bastante as temáticas da série. Já a segunda linha se trata da história maior da série e da temporada, que acaba conectando todos os episódios cronologicamente.
O termo procedural se refere, portanto, não ao gênero específico da série, mas a forma como essa história é contada. O recurso, portanto, é constantemente aplicado em séries dos mais diversos gêneros. Pensando em exemplificar, o Sobre Sagas listou 5 séries procedurais disponíveis na Netflix. Confira:
How To Get Away with Murder
Um dos melhores exemplos de séries procedurais disponíveis na Netflix é o drama “How To Get Away with Murder“, já que suas duas linhas narrativas são muito bem definidas. O drama, que acompanha um grupo de futuros advogados criminalistas liderados pela renomada Annalise Keating (Viola Davis), mostra o elenco se desdobrando para resolver casos específicos durante os episódios enquanto a série apresenta, aos poucos, um caso maior apresentado nos season finales, o que acaba conectando todos os capítulos e a história geral da mesma.
The Flash
Um dos gêneros que mais tem se destacado durante os últimos anos quando o assunto é séries procedurais são as produções de super-heróis. É o caso, por exemplo, do drama “The Flash“, que mostra o velocista Barry Allen (Grant Gustin) enfrentando diferentes vilões em cada um dos episódios e se aprofundando cada vez mais na trama geral da série, o que acaba deixando os espectadores presos durante as maratonas das temporadas.
Brooklyn Nine-Nine
Para além das séries de drama e super-heróis, outro gênero que também se destaca entre as produções procedurais são as de comédia. É o caso, por exemplo, da série original “Brooklyn Nine-Nine“, que conta com 7 temporadas disponíveis na Netflix. O enredo se passa na 99ª delegacia da cidade de Nova York e mostra um grupo disfuncional de detetives na tentativa de desvendar mistérios e crimes. Tal como as demais, a comédia também apresenta casos específicos em alguns dos seus episódios e um enredo geral entre suas temporadas.
Hospital Playlist
É impossível falar sobre os fenômenos recentes da Netflix sem citar as séries de origem coreana. É nesse sentido que o drama “Hospital Playlist” se apresenta como uma série procedural que se passa em um hospital e mostra o cotidiano de 5 diferentes médicos e amigos enquanto enfrentam desafios cada vez maiores em meio aos seus conflitos pessoais.
Lista Negra
Por fim, outro grande exemplo de série procedural disponível na plataforma de streaming é o suspense investigativo “Lista Negra“, que já conta com 9 temporadas no catálogo. O enredo acompanha Raymond Reddington, ex-oficial da marinha transformado em criminoso que se entrega ao FBI. Ao fazer isso, ele revela uma lista com os criminosos mais perigosos que já conheceu. A série, então, gira em torno dos nomes dessa lista entregue por Reddington, que passa a ajudar uma agente do grupo a investigá-los.
CONFIRA Também:
5 filmes que já venceram o Oscar e estão disponíveis na Netflix