BAFTA 2022 | Por transfobia, J.K. Rowling é alfinetada por Emma Watson e apresentadora da premiação
Após tecer comentários transfóbicos em suas redes, a escritora J.K. Rowling foi alfinetada por Emma Watson e a apresentadora do BAFTA 2022.
Aconteceu, na noite de ontem (13), a entrega de um dos prêmios mais prestigiados da indústria cinematográfica! O British Academy Film Awards, também conhecido como BAFTA, é o principal correspondente ao Oscar para os filmes produzidos pelo Reino Unido, e anualmente a premiação conta com a presença de diversos atores e cineastas da indústria britânica.
Nesse ano, uma das presenças de destaque foi o da atriz Emma Watson, que marcou o cinema nacional após interpretar a personagem Hermione Granger na franquia de filmes “Harry Potter”. A atriz, que já vinha participando de diversas edições da premiação desde 2005, foi responsável por anunciar a categoria “Filme Britânico Excepcional“, cujo troféu foi levado pela produção de “Belfast”.
Ao ser chamada ao palco, a apresentadora do evento, Rebel Wilson, comentou que a atriz “tem orgulho de se chamar de feminista, mas todos sabemos que ela é uma bruxa”. Ao ocupar o púlpito do palco, Watson disse a seguinte frase: “Eu estou aqui por TODAS as bruxas, a propósito”. A fala, no caso, é uma clara referência aos comentários transfóbicos tecidos por J.K. Rowling, autora de “Harry Potter”.
Anteriormente, inclusive, a escritora já havia sido alfinetada por Wilson, apresentadora da premiação. Durante sua introdução, ao exibir uma foto sua de alguns anos atrás, antes de passar por modificações em sua aparência, a humorista comentou que espera que “J.K. Rowling ainda aprove“, fazendo referência aos comentários onde a autora critica leis que facilitam os procedimentos de redesignação de gênero.
Ainda sobre Emma Watson, vale destacar que essa não é a primeira vez que a atriz critica as falas de Rowling. Em 2020, após uma série de tweets transfóbicos da autora, a atriz publicou uma nota onde reconhece a autodeterminação de gênero das pessoas trans e compartilha seu respeito por elas:
“Pessoas trans são o que elas dizem ser e merecem viver suas vidas sem serem constantemente questionadas ou ditas que não são quem eles dizem ser. Eu quero que meus seguidores trans saibam que eu e muitas outras pessoas pelo mundo vemos vocês, respeitamos vocês e amamos vocês por quem vocês são”.
CONFIRA Também:
Animais Fantásticos 3 | Veja o que disseram os atores do filme sobre transfobia de J.K. Rowling