Persuasão: 5 principais diferenças entre o livro e o novo filme da Netflix
e você já assistiu "Persuasão" na Netflix e quer saber, afinal, qual as diferenças entre o filme e o livro, aqui estão os pontos principais.
A nova adaptação do clássico de Jane Austean, Persuasão, chegou na última sexta-feira à Netflix e tem dado muito o que falar devido ao filme ter descaracterizado quase que completamente a obra original.
É fato que a maior parte das pessoas que teve a chance de ler o livro e se apaixonar pela profunda história de Anne Elliot, sua personalidade madura e toda a crítica social envolvida na obra, vai encontrar pouca ou nenhuma profundida no novo filme da Netflix.
Ainda assim, também há de se considerar que os menos saudosos à obra original, ou simplesmente quem não a conhece, podem encontrar no filme uma boa fonte de diversão, como uma comédia romântica despretensiosa.
Independente dos gostos de cada um, abaixo nós listamos algumas das principais diferenças entre o livro e o filme Persuasão para você entender um pouco mais sobre esse burburinho em relação a adaptação. Confira.
A Personalidade de Anne
A verdade é que quase tudo de extremamente diferente entre o filme e o livro Persuasão tem relação com a mudança drástica de personalidade da protagonista Anne Elliot.
No livro Anne é uma das personalidades mais sensatas e adoráveis em meio a maioria dos personagens, observadora e analítica, pouco falante, e apesar de carregar fortes opiniões sobre algumas pessoas e ter muitos sentimentos sobre várias coisas, é elegante e comedida demais para se expor, preferindo guardar esses apontamentos para momentos específicos.
Já a Anne interpretada por Dakota Johnson é quase o completo oposto. Fala demais e sobre muitas coisas, pode ser inquisitiva e é extremamente debochada em algumas situações. A personagem bebe (demais), perde o bom-senso e se expõe ao ridículo em alguns momentos, e a comicidade que tenta passar durante todo o longa é algo que simplesmente não existe no livro.
Enfim, é quase como se não fossem a mesma personagem.
A Amizade com as garotas Musgrove
No filme vemos que assim que chega a casa de sua irmã, Anne é agarrada pelas cunhadas de sua irmã, Louisa e Henrietta, como se as três fossem grandes amigas.
No livro de Austean, a relação entre as três garotas é bastante diferente.
Anne é uma persona bastante respeitada pela família Musgrove, mas no geral, Louisa e Henrietta não passam de conhecidas da protagonista, que, com a convivência estreitam relações, mas nunca a ponto de se tornarem confidentes e muito menos de Louisa perguntar a Anne sobre Frederick.
A descoberta dos planos de William Elliot
A descoberta das verdadeiras intenções do Sr. William Elliot ao aproximar-se de seu primo baronete e de suas filhas, é um grande momento no livro. No filme, a revelação bombástica ganha ares de “brincadeira” e não tem o mesmo peso.
No filme é o próprio William que conta à Anne que sua intenção era impedir um casamento entre seu primo e a Sra Clay para que não houvessem riscos de o pai de Anne gerar outro herdeiro que pudesse ficar com seu futuro título. A protagonista chega a rir e elogiar a sinceridade do rapaz e logo ambos esquecem tudo sobre isso.
No livro tudo é muito mais tenso pois a revelação é feita pela Sra Smith, e Anne considera as intenções do primo, que nesse ponto já quase a havia persuadido a ser sua esposa, como as mais desonrosas, mesquinhas e egoístas, e praticamente corta relações com ele depois disso.
E por falar em Sra. Smith
Talvez o maior pecado da adaptação da Netflix foi ter excluído a personagem da Sra Smith do longa, dada a importância que ela tem tanto para a história quanto para a grande crítica social e feminista que Jane Austean propõe nessa obra.
Smith é a amiga pobre e doente a quem Anne visita com grande frequência na segunda metade do livro. É ela a personagem que mais aborda o abismo social entre as classes do período em que a obra se passa, e a quem Anne faz confidências tanto sobre seus sentimentos, quanto sobre suas opiniões sobre problemas universais.
Casamento entre William Elliot e Sra Clay
Outra coisa que também se mostrou uma grande surpresa para os fãs do livro de Jane Austean foi que no filme, realmente William acaba se casando com a sra Clay, coisa que, apesar de sugerida, não acontece no livro.
No material original, Anne não concorda com a amizade entre sua irmã, Elizabeth e a Sra. Clay por acreditar que essa deseja transformar o pai de ambas em seu novo marido. No final do livro, ficamos sabendo que a Sra Clay foi embora da casa dos Elliot e, ao ir para Londres, acaba se hospedando na casa de William, sugerindo que essa foi a maneira que ele encontrou para garantir que seu primo não tivesse um herdeiro, e deixando em aberto uma possível relação entre ele próprio e a sra. Clay.
CONFIRA Também:
Persuasão 2: Filme da Netflix terá continuação? Tudo o que já sabemos!
Mas e você, conhece o livro e já assistiu o filme Persuasão na Netflix? Se sim, conta para a gente a sua opinião aqui nos comentários!