Manifest: Conheça o caso real que inspirou a série de mistério sobrenatural da Netflix
Com diversos elementos sobrenaturais, o que muita gente pode não saber é que a série "Manifest" é inspirada em uma história real. Confira.
Manifest já era uma série famosa no Brasil quando estava disponível apenas na Globoplay e na HBO Max, mas depois de se tornar uma exclusividade da Netflix sua popularidade foi impulsionada. Com tantos novos espectadores do programa, o que várias pessoas não imaginam é que Manifest é inspirada em uma história real.
Criada por Jeff Rake, a série com três temporadas já lançadas, estreou originalmente em 2018 como uma produção da NBC.
Após um cancelamento em 2021, e vários meses de negociações e apelo do público, a produção foi “salva” pela Netflix e deve estrear sua 4ª e última temporada no último trimestre de 2022.
Apesar de a trama contar com vários elementos inexplicáveis, o pano de fundo da história não saiu do nada da cabeça de seu criador e a seguir você confere qual foi a história real que inspirou Rake a dar vida à Manifest.
Voo MH370
A maior inspiração para a criação de Manifest foi o caso do voo 370 da Malaysia Airlines, um Boeing 777 que desapareceu misteriosamente em 8 de março de 2014.
O avião saiu da Malásia com destino à China levando mais de 230 passageiros, no entanto, depois de 38 minutos, perdeu a comunicação com o controle de tráfego e nunca chegou ao país vizinho.
Imagens de satélite analisadas nas investigações concluíram que a aeronave voou por várias horas após ter desaparecido dos radares, com todos os sistemas de comunicação desligados, o que pode indicar que o avião foi sequestrado.
Em 24 de março daquele mesmo ano, o governo da Malásia fez o comunicado de que o voo 370 teria caído no Oceano Índico, porém, em perímetro não localizado. Segundo as autoridades, não haviam sobreviventes.
Apesar das declarações, o que mais surpreende nesse caso, é que tanto o avião, quanto os passageiros parecem ter evaporado da face da Terra, já que nem destroços, nem corpos das vítimas foram encontrados.
As buscas por partes supostamente afundadas do avião se estenderem por mais de quatro anos e contaram com a mobilização de diversos países. Apesar disso, tudo o que se tem até hoje são teorias do que pode ter acontecido com o 370 da Malaysia, e nenhuma resposta concreta.
Buscas retomadas no início de 2022
Oito anos após o desaparecimento, em fevereiro desse ano, uma equipe de buscas australiana liderada pelo engenheiro aeroespacial Richard Godfrey, retomou as buscas pelo MH370.
A nova operação foi motivado pelo próprio Godfrey que, após análises, garantiu que sabia o local exato onde o voo teria caído em 2014. Segundo ele, o Boeing teria afundou em uma área em que a profundidade chega a 4 mil metros, e por isso toda a dificuldade em encontrá-lo na época.
Apesar dos esforços da nova equipe, no entanto, em abril chegou a notícia de que, novamente, nada foi encontrado na área de quase 5 mil quilômetros escaneada por sonares que havia sido apontada pelo engenheiro.
Dessa forma, o voo 370 ainda permanece um mistério sem muitas explicações.
Jeff Rake revelou que o voo 370 teve papel fundamental na criação de Manifest
Jeff Rake já falou algumas vezes como o caso do desaparecimento do voo 370 serviu como “a peça criativa que faltava” para que a história de Manifest fosse escrita, ainda que a ideia para a série tenha surgido antes disso.
Segundo o roteirista, foi em uma viagem de família que ele começou a pensar em um roteiro onde o foco deveria a união e separação de personagens, e durante bastante tempo tentou aplicar o conceito em diferentes premissas, porém, sem sucesso quando as apresentava para produtores.
Quando caso da Malaysia Airlines aconteceu, ele decidiu aplicar o que já tinha criado, na realidade de um avião que desaparecia sem deixar rastros e ressurgia com seus passageiros anos depois.
A ideia passou a ser muito mais aceita, e finalmente em 2016, ele conseguiu um contrato de produção com a NBC.
As três primeiras temporadas de Manifest estão disponíveis na Netflix.
CONFIRA Também:
4ª temporada de “Manifest” será realmente a última? Entenda as polêmicas que envolvem a produção!