Documentário SENSACIONAL sobre o último navio negreiros dos EUA chega à Netflix. Saiba por que assistir!
Para quem gosta de história e de produções com grande relevância social, o documentário "O Último Navio Negreiro" já está na Netflix. Conheça
Um dos documentários mais aclamados do ano, foi adquirido pela Netflix e acaba de estrear na plataforma. O Último Navio Negreiro é uma produção da Higher Ground, produtora de Barack e Michele Obama, que aposta em uma história relevante sobre uma passagem histórica pouco falada nos Estados Unidos, e ainda menos conhecida no restante do mundo.
Lançado originalmente no Festival de Cinema de Sundance, em janeiro, o documentário foi reconhecido com o Prêmio do Júri por Visão Criativa, e a partir daí, seguiu ganhando vários outros prêmios em festivais variados.
Confira a seguir todos os detalhes sobre O Último Navio Negreiro, e porque você deveria assistir esse documentário.
Sinopse de O Último Navio Negreiro
Nesse documentário somos apresentados à história do Clotilda, um navio negreiro que aportou em Mobile Bay, no Alabama, em 1860, de forma ilegal, já que o comércio transatlântico de escravos havia sido proibido nos Estados Unidos em 1807.
Com a abolição da escravatura em 1865, os sobreviventes do navio fundaram a comunidade Africatown, onde durante mais de um século construíram suas vidas e famílias, envolta por preconceitos e enormes disparidades sociais que não acabaram com a abolição.
Em O Último Navio Negreiro conhecemos o legado desse povo através de seus descendentes, e acompanhamos o longo processo para tentar localizar e recuperar os destroços do Clotilda.
Sobre o documentário e por que assistir
O Último Navio Negreiro foi criado e dirigido pela documentarista Margaret Brown, que possui ligações pessoais com a história, já que Mobile Bay é sua cidade natal.
Brown começou a documentar os esforços de buscas pelos destroços do navio em 2016, ou seja, seis anos antes do filmes estrear, e por isso, teve acesso as equipes de buscas marítimas e a todo o processo.
Para além disso, a documentarista focou nos moradores de Africatown, que desde o início consideravam que o encontro dos resquícios da embarcação na qual seus antepassados chegaram ilegalmente à América, serve como um pedaço recuperado de sua história, e também prova dos crimes cometido pelos antepassados da família dona do navio, que ainda hoje, possui terras e influência no território.
O Último Navio Negreiro mostra uma importante passagem da história escravagista da América do Norte, e como a busca por justiça histórica e recuperação de raízes é essencial para se compreender sociedades.
CONFIRA Também:
Fanatismo se transforma em perseguição neste filme de suspense que chegou na Netflix; conheça!