Filme argentino sobre ditadura baseado em eventos reais está fazendo sucesso no Prime Video. Conheça ‘Argentina, 1985’!
Uma nova produção argentina do Prime Video chamada 'Argentina, 1985" está fazendo sucesso na plataforma, e está concorrendo ao Oscar!
No último mês, um novo filme argentino chegou no Prime Video. Intitulado Argentina, 1985, essa produção baseada em eventos reais está fazendo bastante sucesso na plataforma de streaming.
Caso você ainda não conheça a nova produção sul-americana, aqui no Sobre Sagas você poderá saber tudo sobre ela, que inclusive está concorrendo ao Oscar de Melhor Longa-Metragem Internacional!
A história de Argentina, 1985
Baseado em fatos reais, o filme conta a história dos promotores Julio César Strassera (Ricardo Darín) e Luis Moreno Ocampo (Peter Lanzani), que se arriscaram a denunciar e lutar contra uma das piores ditaduras militares da América do Sul que governava a Argentina durante os anos 1980.
Os dois promotores juntaram uma equipe de pessoas jurídicas que lutaram para defender a democracia no seu país que, na época, estava quase totalmente extinta. Ambos estão vivos até hoje.
Elenco do filme
Os atores principais do filme são:
- Ricardo Darín (Julio César Strassera);
- Peter Lanzani (Luis Moreno Ocampo);
- Claudio da Passano (Carlos Somigliano);
- Alejandra Flechner (Silvia Strassera);
- Carlos Portaluppi (León Carlos Arslanián);
- Normas Briski (Ruso).
Outros atores que participaram da produção são: Alejo García Pintos, Héctor Diáz, Guillermo Jacubowicz, Susana Pampín, Santiago Estevarena e Gina Mastronicola.
Produção de outros detalhes de Argentina, 1985
Dirigido por Santiago Mitre e Mariano Llinás, o filme foi gravado em locais históricos onde vários dos eventos retratados na produção realmente aconteceram. O filme foi feito em parceria entre as empresas La Unión de Los Rios, Kenya Films, Infinity Hill e Amazon Prime.
O filme foi lançado oficialmente em 3 de setembro de 2022 no Festival Internacional de Filmes de Veneza, sendo liberado publicamente nos cinemas em 29 de setembro e mais tarde no Prime Video.
A produção teve uma boa repercussão com críticas positivas, por exemplo, no IMDB Argentina, 1985 possui uma nota de 8,1/10 com mais de 3 mil avaliações enquanto no Rotten Tomatoes, o filme conseguiu uma aprovação de 97% com 35 avaliações.
Em uma entrevista para a mídia argentina, os atores Peter Lanzani e Ricardo Darín falaram sobre as suas opiniões sobre o filme. Confira-as a seguir.
O cinema comprometido tem necessariamente que definir onde está, rever a história e colocá-la na mesa. Mas não sei se é essencial que o cinema seja comprometido. Acho que tem que haver todos os tipos de cinema. Neste caso, tratar de um assunto como o que estamos tratando, deve ser pautado na seriedade, foco e respeito aos fatos”, disse Darín.
Além da política, é um filme que fala sobre emoções, sobre humanidade. Acho que isso é o mais importante. Apesar de ser um marco histórico, emociona-se ao vê-lo e para mim o cinema está mais desse lado”, disse Lanzani.
Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Série de época ao estilo de “Vikings” faz sucesso na Netflix. Vale a pena assistir?