Início » Serviços de Streaming » Netflix » O filme Jaula é baseado em história real? Diretor explica inspirações do roteiro

O filme Jaula é baseado em história real? Diretor explica inspirações do roteiro

Ignacio Tatay, o diretor do suspense "Jaula", explica os fatos reais que inspiraram o novo filme de sucesso da Netflix.


Apesar de contar com poucas horas de lançamento, um dos filmes que mais tem se destacado no catálogo da Netflix é o suspense espanhol Jaula“, que tem surpreendido o público com sua reviravoltas e desenvolvimento instigante.

A produção, que estreou em setembro nos cinemas da Espanha, teve seus direitos de distribuição adquiridos pela plataforma de streaming, e desde então o título tem apresentado índices supreendentes no catálogo.

Neste ponto, muitos assinantes devem estar se questionando acerca de onde veio a inspiração para o enredo, que é assinado por Isabela Peña (O Candidato; As Bestas) e o diretor Ignacio Tatay (Mano a Mano; Eva – Um novo começo). Confira, a seguir, o que se sabe a este respeito.

Roteiro de “Jaula” é inspirado em história real?

O filme Jaula é baseado em uma história real? Diretor explica inspirações do roteiro
Filme é baseado em diversas histórias reais, estudadas pelos roteiristas (Imagem: Divulgação/Netflix).

Em uma entrevista recente disponível no portal RTVE, o diretor e roteirista Ignacio Tatay revelou que o enredo de Jaula” é baseado em não apenas uma, mas em várias histórias reais. Ao abordar como tema central a psicologia dos seus personagens, a história teve base em diversos casos clínicos de psicologia, que foram objetos de estudo constante da equipe do filme

“Aconteceram muitas investigações. O que mais me interessa no cinema não é a gravação, e sim o que se aprende no caminho. A base do roteiro foi uma série de casos reais que chamaram muitíssimo minha atenção […] o fiz é uma síntese dos temas do filme, uma metáfora muito real que põe o limiar ao medo”

De acordo com ele, o roteiro de Jaula” contou com a assessoria dos psicólogos forenses Sergio Mora Elena Garrido, que já trabalharam em diversos casos parecidos em suas carreiras. Ao dizer isso, o diretor destaca a forma como o longa tem seu antagonismo voltado aos traumas da pequena Clara, que era controlada pelo medo e autoprivação.

“Essa garotinha não quer sair de um quadrado de giz por medo do que está do outro lado. Ou também temos que ter medo dela. As gaiolas têm duas faces: protegem do lado de fora e, por sua vez, do que está dentro”, explicou o cineasta. Aqui, contudo, vale destacar que em respeito ao sigilo dos casos estudados, Tatay não revelou em qual caso específico a trama foi inspirada.

Em termos gerais, é seguro dizer que Jaula” retrata duas questões psicológicas que são chaves para a compreensão do enredo: a primeira dela é a maternidade, exposta através da relação desenvolvida entre Paula Clara. A segunda é o impacto dos traumas da infância, que podem exercer grandes consequências nas reações e amadurecimento de crianças e adolescentes.

CONFIRA também:
Novo suspense da Netflix surpreende ao fazer jogo psicológico com o público; conheça!

Você sabia que o roteiro de Jaula” foi baseado em uma série de histórias reais? O que você achou do filme da Netflix? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolve o longa, fiquem sempre ligados aqui e nas redes do Sobre Sagas!

Fonte: RVTE

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.