Argentina 1985: Conheça a história real que inspirou o novo filme da Amazon
"Argentina, 1985" é o novo filme da Amazon Prime, e nesse texto a gente te conta a história real que inspirou o longa.
Um novo filme baseado em história real chegou ao catálogo da Amazon Prime e é ideal para os apaixonados por histórias de ditaduras ao redor do mundo.
Argentina 1985 é um longa argentino dirigido por Santiago Mitre, que chegou esse ano aos cinemas e conta a história de dois imponentes promotores que em 1985, arriscaram tudo ao processar a ditadura militar argentina instituída em 1976 e 1983, manteve o país e seus habitantes sob um regime cheio de restrições e violência.
Confira a seguir a história real que inspirou o filme.
A história real de Argentina, 1985
Argentina 1985 se baseia no chamado Julgamento das Juntas , um julgamento judicial que levou aos tribunais diversos militares de alto-escalão que durante o Processo de Reorganização Nacional (ditadura militar argentina), foram responsáveis por uma série de atos considerados crimes contra humanidade.
O processo foi liderado pelos promotores Julio Cesar Strassera e Luis Moreno Ocampo (que no filme são vividos por Ricardo Darín e Juan Pedro Lanzani) e começou em abril de 1985 sob o governo de Raúl Alfonsín, o primeiro presidente eleito da Argentina desde o final do regime, em 1983.
Os promotores conseguiram reunir por volta de 8 mil acusações contra as quatro juntas militares que governaram o país durante o regime, entre essas, desaparecimentos de civis, assassinatos e torturas ao longo dos anos.
No julgamento, 280 casos foram ouvidos, e 833 testemunhas depuseram no tribunal.
Em 9 de dezembro do mesmo ano, seis militares foram sentenciados, dois deles receberão condenação de prisão perpétua, enquanto os outros quatro, pegaram sentenças variáveis entre quatro e dezessete anos.
O Julgamento das Juntas ficou marcado na história como o único grande processo de um governo democrático, contra um antecessor governo ditatorial.
CONFIRA Também:
E você, já assistiu Argentina 1985 na Amazon Prime? O que achou do filme? Conta para a gente aqui nos comentários.