Vento Selvagem, da Netflix, é criticado por exibir bandeira proibida na África do Sul. Entenda!
Bandeira do apartheid foi proibida na África do Sul após ser considerada um crime de ódio. Símbolo apareceu em "Vento Selvagem", da Netflix.
Desde que estreou no catálogo da Netflix, o filme original sul-africano “Vento Selvagem” tem estado entre as produções mais assistidas da plataforma de streaming, que segue investindo em títulos produzidos nos países onde opera.
Com uma história instigante que propõe diversas críticas sociais, o filme retrata em diversos momentos como o racismo opera de maneira perversa e estrutural na sociedade, representada no longa por uma pequena comunidade do interior.
Apesar do sucesso, a produção tem sido criticada nas redes sociais por uma sequência que se passa logo no início do filme, onde é mostrada, em um bar, a bandeira símbolo do apartheid, movimento segregacionista que embasou, por anos, o racismo na África do Sul.
Em 2019, as autoridades judiciais do país julgaram que a bandeira é tida como símbolo de ódio, e por este motivo, sua utilização ficaria restrita a trabalhos acadêmicos e museus. Desde então, é crime no país ostentar a bandeira em locais públicos e exibi-la em mídias e redes sociais. Essa proibição, agora, gera discussões entre o público que assiste ao longa na Netflix.
Uma das críticas expostas ao uso do símbolo foi compartilhada pelo ativista sul-africano Bhuti Dlomo, que foi ao twitter recriminar a aparição da bandeira em uma obra contemporânea:
This is very disappointing & damaging! On the movie WILD IS THE WIND on @NetflixSA @netflix there is the banned apartheid flag 1:59:53 time stamp. This is not a period piece using the flag for artistic representation of the time. The movie is set in modern day SA. Why this racism pic.twitter.com/PTVBzmqjAM
— Bhuti Dlomo, His Excellency (@TheZingOne) October 31, 2022
Isso é muito decepcionante e prejudicial! No filme VENTO SELVAGEM da Netflix aparece uma bandeira proibida do apartheid no marco de tempo 1:59:53. Esta não é uma produção de época utilizando a bandeira para representação artística do tempo. Esse filme se passa nos dias modernos da África do Sul. Por que esse racismo?
Aqui, contudo, vale salientar que o próprio enredo de “Vento Selvagem” critica a utilização da bandeira, que é arrancada quando o protagonista entra o bar e descobre a utilização de diversos outros símbolos de ódio.
CONFIRA Também:
5 motivos para assistir e 2 para passar longe de Vento Selvagem, novo suspense da Netflix
O que você achou de “Vento Selvagem“? Sabia que a bandeira apresentada em um cenário do filme é proibida por lei na África do Sul? Compartilhe suas opiniões com a gente as redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolve a produção e os sucessos da Netflix, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!