Nada de Novo no Front: 5 curiosidades INCRÍVEIS sobre esse grande filme da Netflix
Confira algumas curiosidades muito interessantes sobre "Nada de Novo no Front", o novo filme de guerra da Netflix.
Nada de Novo no Front é o grande filme alemão em alta na Netflix, baseado em um dos maiores clássicos da literatura mundial.
O filme, que estreou na semana passada, vem surpreendendo os assinantes do streaming com suas cenas de guerra impactantes, e relato sensível e humanizado sobre um soldado da Primeira Guerra Mundial.
Dirigido por Edward Berger, Nada de Novo no Front é com certeza, uma das melhores estreias do ano da Netflix, e a seguir você confere 5 curiosidades sobre o filme que vão deixá-lo ainda mais interessante.
5 – O autor da história que deu origem ao filme, lutou na Primeira Guerra e quase morreu
Erich Maria Remarque, autor do livro no qual o filme é baseado, foi recrutado para o exército da Alemanha aos 18 anos, e em 1917, estava em uma das trincheiras da guerra lutando contra os franceses, e principalmente, por sobrevivência.
Em junho daquele mesmo ano ele acabou gravemente ferido por estilhaços de uma bomba em um dos confrontos e permaneceu em tratamento em um hospital militar até o fim da guerra, ficando entre a vida e a morte.
4 – Essa é a segunda adaptação para telas dessa história
O novo filme da Netflix é a segunda adaptação de Nada de Novo no Front.
A primeira foi lançado em 1930, com direção de Lewis Milestone. O filme também chocou o público com seu grafismo detalhado de batalhas e destruição, e foi o primeiro filme a levar os Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor.
3 – Personagem chave do filme não aparece no livro
Matthias Erzberger (Daniel Brühl) é um personagem chave no filme de 2022, sendo o principal responsável pelo cessar fogo após muito tempo de articulação com o exército alemão.
O personagem é baseado em uma pessoa real, porém, foi um acréscimo do diretor Edward Berger à história, já que não aparece no livro de Remarque.
2 – Nada de Novo no Front, de 1930, foi banido em parte da Europa
Nada de Novo no Front possui uma das críticas mais influentes da história contra guerras, já que, ao invés de carregar um senso de patriotismo comum a esse tipo de obra, evidencia o quão rasos são os motivos para essas batalhas que fazem milhões de vítimas.
Por isso mesmo, o filme de 1930 foi banido na Alemanha, Itália, Áustria e França quando o Partido Nazista chegou ao poder em 1933. O livro foi queimado em fogueiras e taxado pelo ministro da propaganda de Hitler, Josef Goebbels, como “degenerado”.
1 – O filme de 2022 foi a primeira experiência do protagonista em frente as câmeras
Felix Cammerer é o ator que dá vida à Paul Baümer, o grande protagonista do filme.
A curiosidade é que essa foi a primeira experiência de Cammerer atuando em frente às câmeras, já que antes disso, o ator de 27 anos, havia estrelado apenas em espetáculos de teatro em Viena.
CONFIRA Também: