Vivos: Conheça a história real que serviu de inspiração para o filme!
Você sabia que o filme 'Vivos' é baseado em uma história real? Não? Então confira aqui todos os detalhes da verdadeira história!
Vivos é um clássico filme dos anos 90, contando a história de pessoas que sobreviveram a um acidente aéreo e que tiveram que esperar o resgate nas montanhas. Mas, você sabia que Vivos é baseado em uma história real?
Caso não saiba, aqui no Sobre Sagas você poderá conferir todos os detalhes da história real que serviu de inspiração para Vivos, esse famoso clássico dos anos 90!
O Acidente
Em 13 de outubro de 1972, um avião da Força Aérea Uruguaiana decolou de Montevidéu, Uruguai, em direção a Santiago, Chile, levando 45 passageiros incluindo um time de Rugby. Devido ao mau tempo, os pilotos tiveram que alterar a rota da aeronave, fazendo-a sobrevoar a Cordilheira dos Andes.
Quando se aproximavam do Chile, os pilotos foram autorizados a começar a decida, mas mal sabiam eles de que haviam cometido um erro fatal, pois eles estavam voando diretamente acima das montanhas, mas não podiam vê-las pois eles estavam acima de uma camada de nuvens.
Ao começarem a descida, a aeronave adentrou as nuvens, e pouco tempo depois, o avião colidiu com um pico que até então não havia sido nomeado, hoje em dia, o pico foi batizado de Monte Seler, localizado mais ou menos entre o Chile e a Argentina.
Perdidos na neve
Após o acidente, 12 passageiros, incluindo os pilotos, morreram quase que imediatamente após a colisão, devido aos ferimentos e devido às extremas condições climáticas, pois os sobreviventes estavam a uma altitude de cerca d 3,6 mil metros, nas montanhas no meio de uma nevasca que durou por dias.
Sem comida e sem água, os sobreviventes tiveram que aprender a sobreviver como podiam, como derreter neve para obter água, criar abrigos precários utilizando os destroços do avião e até mesmo comer a carne dos passageiros que haviam morrido.
O resgate
Embora uma operação de resgate houvesse sido lançada pouco depois do desaparecimento do avião, as autoridades responsáveis haviam cancelado a operação pois eles acreditavam que não houvesse esperança de haver sobreviventes.
Os passageiros sabiam da existência de uma operação de resgate pois eles puderam ouvir transmissões de rádio falando da operação utilizando o sistema de comunicação do avião que ainda estava parcialmente funcional, mas eles ficaram devastados ao saber que o resgate havia sido cancelado.
Após 72 dias de puro sofrimento nas montanhas, dois sobreviventes que saíram para procurar ajuda encontraram um homem chileno após uma caminhada de 10 dias, que ofereceu abrigo a eles e depois alertou as autoridades chilenas de que havia sim sobreviventes do acidente.
Durante os próximos dias, os sobreviventes foram aos poucos sendo retirados do local, com o último tendo sido resgatado em 23 de dezembro de 1972. O evento foi conhecido como “o milagre dos Andes” ou “a tragédia dos Andes”, com a história servindo de inspiração para vários livros e filmes. Um memorial foi erguido no local da colisão em homenagem aos passageiros, que ainda está lá até hoje.
Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
5 minisséries da Netflix que merecem sua maratona no fim de semana