Início » Serviços de Streaming » Netflix » Dia da Consciência Negra: 7 séries da Netflix que te farão refletir nesta data

Dia da Consciência Negra: 7 séries da Netflix que te farão refletir nesta data

Está em busca de séries que abordem temas relevantes ao Dia da Consciência Negra? Confira 7 recomendações disponíveis no streaming.


Desde 1973, o dia 20 de novembro é marcado no Brasil como o Dia da Consciência Negra. Nesta data, centenas de pessoas se reúnem para refletir acerca das contribuições das comunidades negras para o país.

Nesse sentido, é claro que a dramaturgia. Pensando nisso, o Sobre Sagas elencou 7 séries importantes que geram reflexões nesta data. Confira a lista completa nos tópicos a seguir:

For Life (1 Temporada)

Primeiramente, uma das séries que mais abordam a luta racial no catálogo da plataforma é o drama For Life“. A princípio, a série gira em torno de um homem negro que foi culpado injustamente por um crime que não cometeu. Agora, na tentativa de impedir que outras pessoas sigam pelo mesmo caminho, ele investe na carreira de advogado para defender aqueles que mais precisam.

Cara Gente Branca (4 Temporadas)

Outra serie importante que merece a atenção de todos neste dia é Cara Gente Branca“. Aqui, a Netflix se apropria de romances e elementos de comédia para denunciar o sistema elitista das universidades norte-americanas. Nesse sentido, a trama acompanha alunos negros de uma famosa universidade do país que lutam diariamente para terem seus espaços e direitos garantidos.

Como Defender um Assassino (6 Temporadas)

Uma das séries que mostram, na maior parte dos seus episódios, como o racismo opera no sistema de justiça norte-americano é Como Defender um Assassino“. A princípio, o enredo do drama é focado em Annalise Keating, mulher negra que trabalha há anos com advocacia criminalista. Agora, que está envolvida em polêmicas, ela deve provar seu potencial para enfrentar um sistema de justiça cheio de falhas enquanto protege as pessoas que gosta.

A Vida e a História de Madam C.J. Walker (1 Temporada)

Adiante, entre os títulos imperdíveis que merecem sua atenção na plataforma, um destaque é a premiada série A Vida de a História de Madam C.J. Walker. A trama acompanha a história da primeira mulher da história dos Estados Unidos que constrói, do zero, uma fortuna milionária. Com uma linha de cosméticos e produtos para cabelos, ela participa ativamente da vida social ao desenvolver produtos que valorizem as mulheres negras.

Zero (1 Temporada)

Já entre as produções internacionais, uma série imperdível que merece sua atenção hoje é Zero“. Produzido na Itália, o enredo acompanha o cotidiano de um adolescente tímido e retraído. Agora, que ele lida com a habilidade de se tornar invisível, ele precisa abandonar o sonho e os projetos de ser artista para defender os moradores do seu bairro.

Que a Justiça Seja Feita (1 Temporada)

Do mesmo modo que “Zero”, a série Que a Justiça Seja Feita” também merece atenção dos assinantes da plataforma. A fim de denunciar uma questão séria do país, a série de 6 episódios mostra um protesto que ocorre no julgamento de um policial branco, que motivado por racismo, assassinou injustamente um homem negro. Agora, uma revolução que parte daquele tribunal pode mudar os rumos do país.

Irmandade (2 Temporadas)

Por último, uma das séries que retrata as mazelas do racismo estrutural no Brasil é o drama Irmandade“. A trama mostra a difícil realidade do sistema carcerário brasileiro quando policiais a obrigam a delatar seu irmão. Agora, ela deve decidir qual caminho seguir a medida que decide pelo caminho da honestidade ou da complacência a um sistema injusto por definição.

CONFIRA Também:
Amor – Verdade ou Consequência: 3 motivos para assistir e 2 para passar longe do reality da Netflix

Em síntese, queremos saber: qual dessas séries você pretende assistir neste Dia da Consciência Negra? Tem alguma outra recomendação para os assinantes da Netflix? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolve a plataforma de streaming, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.