Início » Filmes » As Nadadoras: 6 curiosidades que fazem esse filme baseado em fatos ainda mais interessante!

As Nadadoras: 6 curiosidades que fazem esse filme baseado em fatos ainda mais interessante!

"As Nadadoras" continua em alta na Netflix com uma emocionante história real. Se você já assistiu, confira curiosidades interessantes do filme


Biografias são uma das especialidades da Netflix que de tempos em tempos, consegue lançar novas obras emocionantes baseadas em história real. As Nadadoras, por exemplo, é uma das melhores opções desse gênero disponíveis na plataforma.

O filme estreou há algumas semanas na plataforma com direção de Sally El Hosaini. Contando a histórias das atletas refugiadas Sara e Yusra Mardini, que em 2015 salvaram pessoas em um bote no Mar Egeu, o filme está sendo largamente elogiado pelo público e crítica.

Assim, se você também já conferiu As Nadadoras, confira a seguir algumas curiosidades que deixam o longa ainda mais interessante.

Atrizes também são irmãs na vida real

Manal Nathalie Issa são as atrizes que dão vida à Yusra Sara no filme biográfico da Netflix. E o mais legal disso é que, assim como suas personagens, elas também são irmãs na vida real.

As irmãs Issa são libanesas, e também com suas personagens, conhecem bem a realidade de imigrantes em outro país. Isso porque, quando crianças, sua família migrou do Líbano para a França, e novamente para o Líbano.

Esse fato fez com que Yusra considerasse as duas a escolha perfeita para viver ela e sua irmã no filme.

” Essa foi a beleza disso porque elas vêm de um passado semelhante, elas sabiam exatamente o que passamos quando meninas. Foi isso que o tornou tão incrível. Toda vez que assistimos, choramos,” disse a esportista ao The Guardian.

Protagonistas não sabiam nadar

Uma das curiosidades mais interessantes sobre As Nadadoras é que Manal Nathalie Issa não sabiam nadar.

Manal disse em entrevista recente, que inicialmente ela e a irmã recusaram o papel das irmãs Mardini, mesmo tendo ficado muito interessadas no papel.

O motivo foi justamente o medo que ambas tinham da água já que não tinham habilidades. Dessa forma, para que elas aceitassem participar do filme, a produção providenciou aulas de natação para ambas.

Verdadeira Yusra fez breve participação no filme

as-nadadoras-6-curiosidades-que-fazem-esse-filme-baseado-em-fatos-ainda-mais-interessante

É claro que mesmo com as breves aulas de natação que possibilitaram os cortes de cena do filme, as atrizes ainda não tinham a habilidade das nadadoras da vida real.

Dessa forma, a verdadeira Yusra Mardini acabou fazendo uma breve participação no filme no lugar da atriz que a representa. No caso, a nadadora foi quem executou uma das acrobacias aquáticas necessária para as filmagens.

Sara e Yusra supervisionaram o filme

E por falar em Sara Yusra, o filme sobre suas vidas foi mais do que aprovado pelas irmãs.

Ambas serviram de consultoras para os roteiristas Sally El Hosaini Jack Thorne, além de estarem presentes em boa parte da produção. Dessa forma, elas garantiram que sua história de vida fosse contada de forma correta e sem desvios.

Refugiados de verdade em cena

As nadadoras refugiados

Mais uma curiosidade interessante sobre As Nadadoras é que alguns dos atores presentes no bote que aparece no filme, eram refugiados de verdade.

A produção decidiu selecionar algumas pessoas da vida real para dar ainda mais veracidade para a dramática passagem do salvamento das irmãs Mardini.

A busca pela realidade deu tão certo, que mesmo as cenas de pessoas passando mal no mar, foram reais, mantidas no último corte na edição do filme.

Sara Mardini enfrenta processo que pode durar mais de uma década

No final de As Nadadoras o público acaba sabendo que em 2018, Sara retornou à Lesbos para trabalhar como voluntária, ajudando novos refugiados. No entanto, ela acabou sendo presa, acusada de espionagem e outros crimes.

A Anistia Internacional considerou as acusações contra a jovem sem fundamentos e um tipo de repressão aos grupos que ajudam refugiados. Ainda assim, Sara permaneceu presa por mais de três meses na Grécia.

O processo da irmã Nardini deveria ter sido julgado em 2021, porém, o governo grego vem adiando o processo. Assim, alguns especialistas acreditam que o caso de Sara pode se arrastar ainda por uma década inteira, com a ex-esportista correndo o risco de ser sentenciado à 25 anos de prisão.

CONFIRA Também:

Por que as pessoas estão adorando “As Nadadoras”? Confira os possíveis motivos!

E você, assistiu As Nadadoras na Netflix? O que achou do filme? Conta para a gente aqui nos comentários!

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.