Harry e Meghan: Série sobre o casal polêmico da realeza britânica estreia na Netflix. Vale a pena assistir?
"Harry e Meghan" é o documentário muito aguardado sobre o casal real mais polêmico dos últimos anos. Mas, vale mesmo a pena assistir? Descubra!
Há anos a família real britânica não sai dos holofotes mundiais, e o maior motivo para isso são as polêmicas que alguns de seus membros protagonizam de tempos em tempos. Harry e Meghan Markle são um grande exemplo disso, já que o casal se tornou alvo frequente de tabloides ao redor do mundo.
Após a inesperada notícia de que o casal havia decidido deixar a realeza em 2020, o assédio relacionado a suas vidas apenas cresceu.
Com isso, e as as frequentes notícias de desavenças familiares e institucionais que acabaram sendo conhecidas pelo público, Harry e Meghan decidiram “chutar o balde” e relatar exatamente o seu lado da história no novo documentário da Netflix.
Harry & Meghan, é uma série documental em 6 episódios, dos quais 3 chegaram ao streaming nessa quinta-feira, 8 de dezembro.
Na produção, o casal real decidiu expor parte de sua vida para as câmeras e para a diretora Lis Garbus. Dessa forma, eles relatam tudo o que se passou nos bastidores da Instituição Real desde que assumiram seu relacionamento publicamente.
Nós aqui do Sobre Sagas já assistimos aos episódios disponíveis, e a seguir te contamos nossas primeiras impressões sobre a série e se realmente vale a pena assistir.
Sobre Harry & Meghan
Nesse documentário Harry e Meghan abrem sua casa e sua vida familiar para contar ao público tudo o que passaram desde que se conheceram e começaram a se relacionar em 2016.
Por meio de arquivos pessoais de fotos, vídeos e depoimentos, o casal relata o início de sua relação, o começo das dificuldades relacionadas à mídia e ao público, até os desentendimentos e atitudes graves da realeza que levaram ambos a abandonar o serviço real.
O documentário também conta com depoimentos de pessoas próximas, como familiares e amigos, que acompanharam essa e outras fases da vida do duque e duquesa de Sussex.
Vale a pena assistir?
Ainda que nem todos os episódios do documentário estejam disponíveis na Netflix, já é possível dizer que Harry & Meghan é uma série que vai satisfazer os fãs das histórias reais britânicas.
O documentário começa com Meghan explicando porque, afinal, aceitou gravar o programa. Segundo a duquesa, essa foi uma maneira que ela e Harry encontraram de esclarecer certos pontos de sua história.
Com tantos “achismos” e tantas pessoas falando sobre suas vidas sem real conhecimento de causa, o casal abraçou a oportunidade de contar a própria história.
A partir disso, ambos começam a relatar desde o dia que se conheceram, até as impressões e experiências de Harry, que anos depois, o fariam decidir deixar para trás o modelo de família no qual foi criado.
O relato do duque, aliás, é bastante interessante. Nele, Harry expõe sem reservas os grandes problemas que sempre teve em crescer em frente as câmeras e perseguições de paparazzis.
Uma das partes mais emocionantes, é quando o então príncipe conta da experiência de luto logo após a morte de sua mãe. Segundo ele, era um esforço excruciante ter que manter as aparências em frente ao público, ao invés de simplesmente poder viver sua dor como o adolescente que era.
Diana, aliás, é assunto frequente no documentário, com frequentes comparações entre a princesa e a esposa de Harry.
Para além disso, é interessante conhecer o lado das pessoas que convivem com o casal desde sempre. A mãe de Meghan é uma das entrevistadas, assim como um amigo de infância de Harry. Ambos relatam suas próprias visões tanto da relação do casal, quanto de suas personalidades e vivências.
Conclusão
No geral, Harry & Meghan é um documentário muito bem produzido, que segue uma linha do tempo fácil de entender, e que apresenta revelações e pontos de vista que nenhum jornal poderia dar.
É claro que não poderia faltar a abordagem de assuntos espinhosos, que devem causar rebuliço na imprensa britânica nos próximos dias. A sugestão de que o Brexit pode ter aumentando a desaprovação britânica de Meghan devido à preconceitos raciais e o retorno à polêmica entrevista de Diana em 1995, devem dar alguma dor de cabeça à família real ao longo da semana.
Apesar disso, para quem não é tão ligado assim nos casos polêmicos da realeza, o programa é um tanto irrelevante. Temos várias situações “white people problem”, e certos relatos e situações parecem um pouco montados para dar mais dramaticidade à produção.
Enfim, um bom documentário para o público fã de The Crown e da família real britânica.
CONFIRA Também:
The Crown: Tudo o que já sabemos sobre a 6ª e última temporada da série