Filme PESADO sobre magia das trevas mostra a AGONIA de um homem que precisa se libertar do escuro e que é melhor que “A Chave Mestra”
"Feitiço" é um dos novos filmes de terror a chegar à Netflix, e seu enredo tem sido muito comparado a um sucesso de 2005. Veja se faz sentido!
Durante todo o ano a Netflix investiu pesado no lançamento de filmes de terror, sejam eles originais da plataforma ou não. Feitiço é um dos que foram lançados recentemente, e apesar de ser uma produção de 2020, o longa acabou sendo um dos mais comentados do ano.
Dirigido por Mark Tonderai, o filme de terror que tem na magia das trevas seu combustível narrativo definitivamente não foi uma unanimidade entre o público. O longa é marcado por diversas impressões “8 ou 80”, ou seja, sendo defendido com unhas e dentes, ou massacrado por quem teve a oportunidade de conferi-lo.
Entre aqueles realmente satisfeitos com a produção no entanto, uma comparação frequente passou a ser feita com um outro filme de terror de enredo parecido.
Vamos falar sobre isso a seguir, logo após te apresentar melhor à Feitiço e sua história. Confira!
Sobre Feitiço
Com roteiro do veterano de Hollywood, Kurt Wimmer, e direção do cineasta zimbabuense Mark Tonderai, Feitiço abraça lendas tradicionais do continente africano em sua narrativa.
No filme, Marquis (Omari Hardwick) é um advogado bem-sucedido que quando jovem decidiu fugir da vida abusiva que levava ao lado da família.
Quando recebe a notícia de que o pai faleceu, ele decide colocar sua esposa e filhos em um pequeno avião e seguir até o velório. O problema é que no meio da viagem, a família é acometida por um acidente.
Acordando sozinho no sótão de uma casa no meio do nada, Marquis não demora a conhecer seus anfitriões: um casal de idosos estranhos e seu “protetor” gigante.
Marquis percebe que há algo de muito errado com as pessoas que supostamente o salvaram, e que sua vida realmente pode estar correndo perigo. Com isso, ele decide fazer de tudo para descobrir o que, afinal, aconteceu com sua família e fugir daquele lugar o mais rápido possível.
Feitiço vem sendo comparado com longa famoso de 2005
Em Feitiço temos um protagonista que durante a maior parte da história acaba sendo “assombrado” pela realidade de estar preso em um lugar em que as crenças dos moradores são realmente assustadoras.
Isso e outros elementos em comum vem fazendo com que algumas pessoas comparem a narrativa do filme com o longa de 2005, A Chave Mestra.
Em A Chave Mestra, uma enfermeira é contratada para cuidar de um idoso que sofreu derrame. Mas chegando à casa e conhecendo o idoso e sua esposa, ela percebe que algo muito estranho acontece no lugar e se esconde no sótão.
Alguns fãs de Feitiço mais empolgados, cravam que o filme de 2020 é até melhor do que o famoso filme de 2005.Mas, afinal, essa comparação faz realmente algum sentido?
Semelhanças entre os filmes
As comparações entre Feitiço e A Chave Mestra certamente tem justificativa.
Analisando os dois filmes lado a lado, aliás, poderíamos até dizer que o filme de 2020 se inspirou na produção mais antiga.
Em ambos os filmes temos casais de idosos que de alguma forma estão ligados à prática do chamado Hudu, um tipo de mágica original do continente africano.
Nos dois filmes o cenário principal são casas antigas, que é onde os protagonistas encontram diversas estranhezas, bonecos macabros e segredos das famílias que ali moram.
Até mesmo as cenas que se passam no início dos filmes em um posto de gasolina, são parecidas, com personagens estranhos sendo evidenciados.
Apesar disso, a forma como os enredos das duas produções se desenrolam, acontecem de forma diferente, e pode ser por isso que alguns espectadores gostaram mais de Feitiço do que de A Chave Mestra.
Por que Feitiço seria melhor que A Chave Mestra
Obviamente que opinião sobre se esse ou aquele filme é melhor, são extremamente relativas, especialmente se tratando de produções do mesmo gênero.
De qualquer forma, é compreensível que parte do público tenha dado um voto mais favorável para o filme de 2020.
Em se tratando da abordagem do tema magia das trevas, Feitiço acaba fazendo um aprofundamento muito mais interessante desse assunto. No caso, o filme explora esse mito na prática, e não apenas como uma descoberta “rasa” da protagonista de A Chave Mestra.
Além disso, com certeza o ritmo do filme de 2020 e a aflição que ele causa no público são mais condizentes com o terror que o longa promete ao público.
A Chave Mestra, por outro lado, entrega um suspense de alta qualidade ao público. A história é bem amarrada, com poucos buracos e com uma atenção primorosa aos detalhes, coisa que não se pode dizer de seu “competidor”.
Além disso, o filme de 2005 segue em uma crescente que retém a curiosidade do espectador para saber o que aconteceu com o paciente da protagonista. Já Feitiço entrega suas principais cartas logo no início, e puxa a atenção e curiosidade do público para qual será o plano de fuga da vítima dos idosos.
No geral, para fãs de suspense e terror, ambos os filmes entregam bom desempenho. Sendo assim, é realmente difícil cravar que um é melhor que o outro.
Cabe ao espectador assistir as duas produções na Netflix e tirar as próprias conclusões.
CONFIRA Também:
Feitiço: Terror sobre MAGIA DAS TREVAS tem prisioneiro em sótão de feiticeira macabra. Conheça