Os 4 Malfeitores: Por que esse filme indonésio se tornou uma SENSAÇÃO na Netflix?
"Os 4 Malfeitores" é um dos filmes em alta da Netflix e nesse texto a gente explica o que está por trás desse sucesso de público e crítica.
Uma das coisas mais legais que a Netflix proporciona as pessoas é poder conhecer o modo de fazer cinema de países, até então, pouco lembrados nesse campo. O filme Os 4 Malfeitores é o exemplo mais recente disso, já que a indústria cultural da Indonésia nunca foi das mais populares.
Lançado há poucos dias na plataforma, o longa que mistura comédia e ação vem ganhado muita atenção, e atualmente encontra-se no primeiro lugar de filmes mais assistidos no Brasil.
Mas porque, afinal, esse longa aparentemente comum, está conquistando tanta gente, inclusive com pontuações extremamente elogiosas por parte da crítica? Bem, a gente te explica nos parágrafos a seguir.
Sobre Os 4 Malfeitores
Os 4 Malfeitores é um filme de 2022 dirigido por Timo Tjahjanto, um dos nomes mais aclamados na atualidade no gênero de terror e ação asiático.
No longa, um senhor que criou quatro crianças como seus filhos, também os treinou e os transformou em assassinos de elite. Quando o velho é assassinado em sua casa, é sua filha policial, Dina (Putri Marino), quem o encontra.
Três anos depois, a jovem continua a buscar pelo assassino do pai, o que acaba por levá-la até uma ilha de férias em busca de respostas.
Ao chegar ela acaba descobrindo a vida dupla que seu pai levava, e encontra com seus “irmãos adotivos”, até então desconhecidos.
Aposentados desde a morte do líder, cada um deles seguiu seu caminho, mas as circunstância e o amor pelo pai os fazem ajudar a policial em sua caçada.
Motivos para o sucesso do filme
Cenas de ação ALUCINANTES
A primeira coisa que chama a atenção do espectador que decide dar o play em Os 4 Malfeitores é o alto nível de suas cenas de ação.
Extremamente violento e com coreografias que mais parecem ter saído de um videogame, o filme é um deleite para os fãs de artes marciais e muita porradaria.
Sangue, tiros, tripas e cérebros sobram nesse longa exagerado, porém, em momento algum essas cenas parecem deslocadas. A título de comparação, Kill Bill de Tarantino é uma boa referência.
Enredo interessante que fisga o espectador
Outro aspecto que pode explicar o sucesso do filme é que seu enredo carismático prende o espectador desde o início.
Mostrando os quatro “anti-heróis errantes” logo no início salvando crianças de um esquema de tráfico de órgãos, fica difícil não se interessante por onde essa história vai chegar após a figura carismática do pai ser morta.
Além disso, assim como em suas cenas de luta, o roteirista não teve medo de ousar em seu enredo. Com isso, o público pode esperar algumas tiradas inesperadas, e perfeitamente hilárias ao longo do filme.
Ação e humor que remete à clássicos do cinema asiático
E por falar em hilário, ainda que esse não seja um filme com o tipo de humor de fazer o espectador gargalhar, a comédia é um elemento importante e bem colocado nessa narrativa.
Para os remanescentes dos clássicos filmes de artes marciais de Jackie Chan, algumas cenas de lutas adotam aquele mesmo estilo do artista. Ou seja, uma espécie de kung-fu de alta-qualidade praticada quase que “sem querer” pelo protagonista, cheio de acasos engraçadinhos em meio aos socos e pontapés.
Um equilíbrio muito bom que garante o ritmo e a leveza do filme.
Atuações de alto-nível
Por fim, dificilmente se faz um bom filme sem boas atuações. Assim, a despeito da falta de status de “estrelas mundiais”, o elenco de Os 4 Malfeitores oferece desempenhos de alto-nível.
Abimana Aryasatya e Putri Marino certamente lideram o longa como Topan e Dina. Mas Lutesha, Arie Kriting e Kristo Immanuel não deixam por menos e aproveitam perfeitamente seus tempos de tela na pele dos outros três irmãos.
CONFIRA Também:
E então, você já assistiu ou pretende assistir Os 4 Malfeitores na Netflix? Se já viu, o que achou do filme? indicaria para alguém? Conta para a gente aqui nos comentários!