Matilda: Musical da Netflix ativa gatilhos de trauma em parte do público. Entenda!
"Matilda: O Musical" pode apresentar mensagens leves e emocionantes, mas também pode ativar gatilhos em parte dos espectadores. Entenda!
Desde que estreou na Netflix, o filme original “Matilda: O Musical” tem estado em alta entre os assinantes da plataforma. Com uma história instigante, o longa baseado no musical da Broadway fura a bolha infantil e consegue alcançar os mais diversos públicos da marca.
O que nem todos esperavam, contudo, era que um filme voltado ao público infantil pudesse ativar alguns gatinhos em parte mais sensível dos espectadores. Entenda o que ocorre nos tópicos a seguir:
Enredo de “Matilda: O Musical” ativa gatilhos em parte do público
Tanto nas redes sociais quanto em fóruns sobre cinema, parte do público de “Matilda: O Musical” tem sido afetada por algumas mensagens propostas pelo enredo. Desde o primeiro ato, o filme deixa claro que Matilda nunca foi planejada pelos seus pais – que enxergavam a garota como um fardo.
É fato que, a princípio, os resultados dessa negligência fizeram com que Matilda crescesse como uma garota forte e rebelde. Mas por outro lado, isso causou traumas na personagem, e o filme não poupa os espectadores de conhecer alguns deles. A forma como ela se refugia nos livros e em universos imaginários é um exemplo disso.
A fotografia colorida do filme e a musicalidade do longa, por um lado, pode fazer com que esse potencial emocional seja amenizado – ainda assim, os traumas de rejeição e violência pela qual a personagem foi submetida ativa gatilhos em parte do público.
Ao apresentar uma megera como Trunchbull no papel da antagonista, o filme envereda a narrativa por caminhos que exploram pouco esses traumas. Ainda assim, eles se fazem presente em vários momentos – até mesmo em sequências felizes. A forma fácil e não-planejada como os pais abandonam a garota no final do filme corrobora bastante para isso, e apertos de mão podem não ser suficientes para amenizar isso.
Recomendado para todos os público, “Matilda: O Musical” é um filme sensível que deve ser assistido com cautela e reflexão. A mensagem final pode ser otimista e levar o público ao maravilhoso mundo da imaginação infantil, mas as pedras nesse caminho podem ser dolorosas para parte dos espectadores.
CONFIRA Também:
Matilda: Musical da Netflix é acusado de gordofobia nas redes. O que são fat suits?
Por fim, queremos saber: o que você achou do filme “Matilda: O Musical“? Gostou da forma como o enredo retratou os traumas e a superação da personagem principal? Compartilhe o que pensa com a gente nas redes sociais. Para ficar por dentro de tudo que envolve o longa, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!