“Glass Onion” feminino? Novo filme italiano é mais um mistério “quem matou?” na Netflix. Mas vale a pena assistir?
"7 Mulheres e Um Mistério" é mais um suspense "quem matou?" que acaba de chegar à Netflix. Saiba se vale a pena assistir!
Desde que os mistérios no estilo “quem matou” voltaram a fazer sucesso, os estúdios não tem perdido tempo em criar novas histórias, ou revisitar clássicos desse gênero. Glass Onion é o exemplo mais recente disso, com seu elenco estelar e construção de narrativa original.
Porém, o filme italiano 7 Mulheres e Um Mistério também acaba de chegar à Netflix, prometendo um enredo empolgante onde apenas mulheres são suspeitas.
O longa dirigido por Alessandro Genovesi é um remake do filme francês de 2002, 8 Donne e Un Mistero, que por sua vez foi baseado em uma pela de teatro de 1958 do autor Robert Thomas.
Como a maior parte dos filmes desse gênero, nessa história temos um assassinato misterioso cometido em uma casa nobre, onde todos os presentes tinham algum motivo para cometê-lo. A principal diferença dessa narrativa, no entanto, é que aqui temos apenas mulheres como as “aspirantes” à assassinas.
O filme conta com um grande elenco composto por grandes nomes do cinema da Itália, e a seguir você confere mais detalhes sobre ele, além de uma breve análise sobre se realmente vale a pena assistir.
Sobre 7 Mulheres e Um Mistério
Nesse mistério cômico, na véspera de Natal, o patriarca de uma família isolada em um vilarejo em um noite de neve, é encontrado morto com uma faca nas costas em seu quarto.
Assim, as sete mulheres da casa – a esposa, sogra, duas filhas, a empregada, a cunhada e a amante do homem – passam a suspeitar umas das outras, pois sabem que uma delas deve ter cometido o crime.
Assim, as investigações para descobrir a culpada começa, porém, as trocas de acusações entre elas passa a revelar segredos profundos, que tornam cada vez mais difícil descobrir a assassina. Isso porque, como elas não demoram a perceber, todas as presentes teriam um bom motivo para matar o velho patriarca.
7 Mulheres e Um Mistério conta com um elenco aclamado, seja na TV ou no cinema italiano, e alguns rostos podem ser velhos conhecidos dos espectadores.
Margherita Buy, Diana del Bufalo, Sabrina Impacciatore, Benedetta Porcaroli, Micaela Ramazzoti, Luisa Ranieri e Ornella Vanoni são as atrizes que dão vida às suspeitas. Luca Pastorelli e Marco Rosseti completam o casting do filme.
Vale a pena assistir ao filme?
A primeira coisa que precisamos dizer sobre 7 Mulheres e um Misterio é que, tirando a escolha de paletas de cores vibrantes do filme, ele pouco se compara à Entre Facas e Segredos ou Glass Onion, que são os longas do mesmo gênero em alta nesse momento.
Esse filme italiano poderia ser mais comparável às novas adaptações de Aghata Christie por claramente prezarem pelo classissismo usual de suas obras.
Assim, espere poucos modernismos, diálogos que flertam com o contemporâneo ou mesmo as reviravoltas originalmente surpreendentes dos dois filmes de Rian Johnson.
Mas isso quer dizer que 7 Mulheres e Um Mistério não é bom? Não!
Isso quer dizer que esse filme de certa maneira prezou pela forma clássica de se fazer um “quem matou”. Assim, ele usa de personagens e montagens estereotipadas propositalmente para desenrolar o seu mistério.
Para se ter um exemplo, o artifício de flashbacks muito utilizados em filmes do gênero para evidenciar o passado dos suspeitos com a vítima, é minimamente usado aqui. Assim, o espectador entende como as coisas se davam entre as mulheres e Marcello apenas por suas próprias narrativas, no momento presente de tela.
Com isso, por vezes o espectador pode ter a impressão de estar vendo uma peça teatral, já que tudo se resolve em cena, os diálogos são números e muito das explicações dependem do desempenho do elenco em frente ao público (em frente às câmeras).
Dessa forma, no geral, 7 Mulheres e Um Mistério não deve agradar todos os públicos, já que possui um ritmo e um modo de se apresentar diferente do que boa parte dos espectadores está acostumado.
Ainda assim, a história é interessante, (mais pelas interações entre as personagens, do que por sua resolução geral) e cumpre bem o que é esperado de seu subgênero. Um filme de mediano à bom, mas que vai desagradar muita gente.
CONFIRA Também:
E você, pretende conferir esse longa na Netflix? Conta para a gente aqui nos comentários!