Início » Serviços de Streaming » Netflix » “A Vida Mentirosa dos Adultos” é baseada em história real? Conheça as inspirações para a série

“A Vida Mentirosa dos Adultos” é baseada em história real? Conheça as inspirações para a série

Para além do livro de Elena Ferrante, "A Vida Mentirosa dos Adultos" tem algumas inspirações na vida real. Entenda as referências!


2023 começou com tudo e a Netflix liberou em seu catálogo a primeira – e única- temporada de A Vida Mentirosa dos Adultos“, uma das séries mais aguardadas do mês de janeiro.

Com apenas seis episódios, a série se destaca entre as demais pelo seu enredo de tirar o fôlego e pela forma como gera diferentes percepções entre os públicos da plataforma de streaming.

Apesar do sucesso, muitos espectadores ainda não conhecem a origem do enredo de A Vida Mentirosa dos Adultos“, e ficam se questionando se a série se baseia em uma história real. Confira, a seguir, o que se sabe a esse respeito:

“A Vida Mentirosa dos Adultos” é baseada em história real?

A princípio, série é adaptação de livro de Elena Ferrante (Imagem: Divulgação/Intrínseca).

A princípio, a resposta para a questão é simples: não, A Vida Mentirosa dos Adultos” não é baseada em uma história real. O livro é, na verdade, uma adaptação da obra de mesmo nome escrita por Elena Ferrante e publicado pela Editora Intrínseca em 2020.

Nesse sentido, é evidente que a trama central do enredo não se baseia em uma história específica da vida real. Isso não significa, portanto, que a história não se baseia na realidade. Pelo contrário: A Vida Mentirosa dos Adultos” é uma história, acima de tudo, realista.

A história real por trás da série, contudo, não está no desenvolvimento dos seus personagens. Mas nos cenários onde se passa o enredo e na forma como eles influenciam a trama. Ao contrapor duas regiões da cidade de Nápoles, a série investe pesado nas realidades das pessoas que vivem nesses lugares.

De um lado, o público consegue conhecer a parte alta da cidade, representada pelo bairro Vomero. No topo de uma colina, é uma região bucólica e luxuosa onde as pessoas passam o dia figurando elegância e requinte. Para além da paisagem paradisíaca, existe uma crítica social muito forte que a série propõe em relação aos habitantes desse bairro.

A Vida Mentirosa dos Adultos
Em “A Vida Mentirosa dos Adultos”, são os cenários que narram a história (Imagem: Divulgação/Netflix).

Em contraponto, o enredo também apresenta aos espectadores o bairro de Poggioreale. Localizado na região suburbana de Nápoles, é lá onde a vida acontece de forma indiscriminada. As pessoas não reprimem suas emoções, e a realidade difícil do cotidiano não dá espaço a romantizações.

Nesse sentido, a cenografia cumpre um papel importante ao narrar, mesmo que de forma silenciosa, a história de como essas famílias cresceram em contextos diferentes. A história real, portanto, não se apresenta através das pessoas – mas dos espaços.

A vida e o amadurecimento de Giovanna são moldados a partir da forma como ela interage com esses espaços e realidade. É assim, portanto, que A Vida Mentirosa dos Adultosapresenta um enredo realista, envolvente e, acima de tudo, complexo.

CONFIRA Também:
Baseada em livro de sucesso, nova série da Netflix te fará refletir sobre amadurecimento, família e lealdade

Por fim, compartilhe em nossas redes sociais: você pretende assistir A Vida Mentirosa dos Adultos“? Já conhecia o livro publicado por Elena Ferrante? Para ficar por dentro de tudo que envolve a série e as demais produções originais da plataforma de streaming, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.