O MAIOR acerto da Netflix no Oscar: Entenda o que fez a plataforma receber tantas indicações
Por muito pouco, a Netflix teria bem menos prestígio no Oscar 2023. Entenda a decisão que mudou a trajetória da plataforma de streaming.
Desde a manhã da última terça-feira (24), quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles divulgou os indicados ao Oscar 2023, a premiação tem estado em alta nas redes sociais.
A premiação, que ocorrerá no próximo mês, revelou a lista de filmes, documentários e curtas que competirão aos principais prêmios da noite. Para manter a tradição, a Netflix foi a plataforma de streaming que mais recebeu nomeações.
O que nem todos sabem, contudo, é que uma rápida mudança de estratégia da plataforma na divulgação dos seus filmes e séries garantiu que a marca se destacasse. Entenda, nos tópicos a seguir, o que levou a Netflix a receber tantas indicações.
“Glass Onion” e os planos iniciais para o Oscar 2023
Durante o ano de 2022, a Netflix teve como estratégia de marketing lançar em seu catálogo ao menos um filme original por semana. Por esse motivo, a plataforma de streaming teve que realiza uma curadoria acerca de quais longas seriam submetidos para apreciação da Academia.
Nesse sentido, as atenções e apostas da plataforma de streaming se voltavam ao filme “Glass Onion: Um Mistério Knives Out“. Com um elenco de peso e o fato de ser a continuação de um longa aclamado, o título tinha tudo para representar a gigante de mídia na temporada de premiações.
Após o lançamento do filme, contudo, os executivos da companhia notaram que parte da considerável da crítica especializada não gostou do filme. Além disso, os índices de aprovação de “Glass Onion” deixaram a plataforma receosa com a ideia de investir na campanha do filme para o Oscar. Por esse motivo, o foco mudou.
Uma nova aposta da Netflix
Uma vez que a plataforma reconheceu que “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” teria menos chances nas categorias principais do Oscar 2023, a gigante de mídia mudou o foco e passou a apostar em outro grande título: “Nada de Novo no Front”.
Apesar de ter sido produzido no Reino Unido, o filme demonstrou ter a aprovação da crítica e do público durante sua distribuição. Além disso, sua qualidade técnica também colaborou para que o longa assumisse a dianteira da campanha da plataforma para o Oscar.
A partir de então, a gigante de mídia investiu bastante na divulgação do filme entre os membros votantes da Academia. Essa estratégia, por fim, teve um resultado positivo na premiação: “Na de Novo no Front” recebeu 9 indicações ao Oscar. Esse número, contudo, poderia ser bem menos otimista se a plataforma continuasse investindo em “Glass Onion” como principal a posta.
Dessa forma, a Netflix conseguiu garantir que suas produções originais continuassem ganhando prestígio na premiação – que tende a reconhecer, cada vez mais, filmes populares lançados no streaming também.
CONFIRA Também:
Nada de Novo no Front: Por que esse filme está fazendo tanto sucesso na Netflix?
Por fim, queremos saber: o que você achou de “Nada de Novo no Front”? Acredita que o filme da Netflix merece as indicações que recebeu? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais. Para ficar por dentro de tudo que envolve a plataforma, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!