Início » Filmes » Novo filme do Disney+ tenta fugir de estereótipos

Novo filme do Disney+ tenta fugir de estereótipos

A Jogada de Chang, novo filme do Disney+, tenta fugir de estereótipos com jornada de jovem no basquete.


Chegou ao catálogo do Disney+ o filme A Jogada de Chang (Chang Can Dunk, no original). A trama segue a história de Chang, um estudante asio-americano de 16 anos apaixonado por basquete que quer provar que consegue fazer uma enterrada mesmo contra as probabilidades.

O que acontece no filme?

No início de A Jogada de Chang, o público conhece o protagonista que tem como ídolo Kobe Bryant (que foi jogador do Los Angeles Lakers, e faleceu em 2020). Chang está na banda da escola junto com seu amigo Bo. E é na banda que ele conhece seu interesse amoroso Kristy.

Porém, Chang tem um rival no amor, que é Matt, o melhor jogador de basquete da escola. Uma acirrada disputa amorosa começa e isso leva a uma aposta, onde até o baile da escola, Chang tem que fazer uma enterrada em um jogo de basquete.

Na aposta, Matt oferece uma camisa autêntica de Kobe Bryant e Chang uma carta Pokémon rara do Charizard.

Chang tem apenas dez semanas para conseguir fazer a enterrada perfeita. Então ele decide procurar um treinador, e o escolhido é Deandre, um suposto ex-jogador da NBA que se tornou vendedor de loja.

Deandre treina Chang no melhor estilo Sr. Miyagi de Karatê Kid. O protagonista também compartilha seu progresso nas redes sociais, e seus vídeos rapidamente se tornam virais.

Bloom Li, Zoe Rene, Dexter Barden e Ben Wang em A Jogada de Chang (Divulgação / Disney+)

Por que A Jogada de Chang vale a pena?

O drama adolescente é escrito e dirigido por Jingyi Shao, que fez um ótimo trabalho em fugir de certos estereótipos de filmes adolescentes, como também fazer os personagens quebrarem qualquer expectativa.

Contudo, o filme contém alguns clichês típicos de esportes, como um rígido treinamento, um interessante romântico e um grande rival para o protagonista.

A Jogada de Chang tem diálogos que soam verdadeiros e caracterizações que desafiam estereótipos. A relação entre Chang e sua mãe é um dos pontos altos do filme, com acaloradas discussões em chinês.

Quanto a Matt, o rival de Chang, ele é não apenas mais um valentão, mas alguém decente que às vezes se deixa levar pelo momento.

O diretor Shao também conseguiu construir sequências lúdicas de um jogo de basquete, além dar um fim a história do protagonista que pode ressoar em muitas pessoas.

Por fim, resta assistir ao filme para saber se Chang consegue fazer sua enterrada e ganhar a aposta.

Chang é interpretado por Bloom Li, que já atuou em Incel, S.W.A.T., Valley, My Dead Ex e Into the Dark. Bo é interpretado por Ben Wang, Kristy por Zoe Rene, Matt por Chase Liefeld e Deandre por Dexter Darden.

Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.