Esta é a verdade que você não sabia sobre Moana
Para o filme Moana ganhar vida, a animação passou por um longo processo de pesquisa que uniu antropólogos, historiadores e linguistas.
Dwayne Johnson foi a público nesta segunda-feira (03) anunciar que a Disney está preparando um live-action de Moana, animação de 2016 que ele próprio participou dando vida ao personagem Maui.
Acontece que o famoso filme tem uma história não contada de bastidores que explica por que ele deu tão certo ao ser lançado.
Ao fazer o filme, a Casa do Mickey Mouse queria apresentar ao público uma princesa diferente das demais, e com isso contou com especialistas no processo. O diretor Taika Waititi conhecido pelos filmes do Thor esteve presente nos rascunhos iniciais do projeto e teve inclusive suas ideias descartadas.
No roteiro escrito por ele, Moana tinha seis irmãos, e tentava mostrar a todo custo que era tão boa quanto eles, inclusive para se sobressair aos outros rapazes de sua aldeia. Isso foi visto por toda a direção da Disney como algo pouco inovador, algo que o diretor do longa, Ron Clements chegou a detalhar numa entrevista ao Moviefone.
O humor característico de Waititi foi uma das poucas coisas que permaneceu na versão que acabou chegando ao grande público. O próprio chegou a dizer que suas cenas eram mais irreverentes e que transformariam a animação em um filme de comédia e não uma aventura.
Mas para que tudo ficasse perfeito, o estúdio não queria de jeito nenhum ser acusado pelos espectadores de desrespeitar tradições e costumes locais, foi então que surgiu a necessidade de levar para o projeto antropólogos, historiadores e linguistas de ilhas como Tahiti, Fiji, e Samoa, na Oceania. Estes profissionais foram essenciais para deixar o filme alinhado culturalmente.
Segundo Ron Clements em entrevista para a Vanity Fair, a maior gafe que foi impedida pelos profissionais de cometer durante a realização do filme tem justamente a ver com os costumes locais.
Os desenhistas de Moana, queriam colocar os ancestrais viajantes da protagonista trajados com cocares, e usando pinturas faciais. Porém, quando essa informação chegou aos historiadores, eles a rejeitaram imediatamente.
Para os povos das tribos da Oceania, usar cocar e pintar o rosto é o equivalente a vestir-se com uma roupa de gala, e isso poderia tirar parte da magia do produto final. Por falar nas ilhas da Oceania, uma característica retratada deles são as tatuagens, presentes no corpo de Maui.
E elas não estão lá por acaso, segundo o diretor John Muskley, as tatuagens do personagem foi a forma encontrada para que a Disney pudesse fazer um trabalho (mesmo que discreto), de animação 2D, em uma tatuagem específica, a que Maui tem de si mesmo no peito. Inclusive essa animação da tatuagem foi inteira feita à mão.
Ficou curioso? Moana está disponível no Disney+.