Super Mario Bros. O Filme é para crianças, mas adulto nenhum vai botar defeito
Veja as primeiras impressões sobre Super Mario Bros. O Filme, que tem tudo para se tornar o novo grande sucesso da Illumination.
Super Mario Bros. O Filme parece ter sido planejado para ser o maior lançamento da Universal neste bimestre, e isso não é obra do acaso. Logo que o filme foi anunciado, um burburinho em torno do assunto se formou na internet tanto pela escalação de Chris Pratt para dublar o personagem principal, como o medo em torno do que a produção poderia se tornar.
Para quem não se lembra, Mario já teve um filme em live-action fracassado no início dos anos 1990, o que deixou a Nintendo com o pé atrás em relação a colocar em Hollywood qualquer uma de suas marcas registradas.
Mario Bros. é o carro-chefe e o rosto da empresa de videogames, e ela não se permitiria errar novamente depois de trinta anos. E não errou! A animação assinada pela Illumination, responsável por grandes sucessos como Meu Malvado Favorito, Minions e Sing: Quem Canta Seus Males Espanta, é, acima de tudo uma comédia, embora pitadas de aventura e ação estejam presentes.
Os irmãos Mario e Luigi que nunca tiveram uma história de origem definida nos games, mas nos filmes eles aparecem cercados de elementos que vão gerar identificação no público com uma família, e ex-colegas de trabalho, estes principais questionadores das decisões dos protagonistas em abrir sua própria empresa de encanadores.
Quando percebem que o bairro que vivem em Nova Iorque está perigo devido a uma inundação causada pelo mau funcionamento dos canos, os dois acreditam que podem salvar a população e ainda conquistar a fama que vai fazer a empresa deslanchar, mas acabam sendo sugados pelos canos, e cada um indo parar num lugar diferente. Mario chega à terra dos cogumelos enquanto Luigi vai parar no reino das sombras dominado por Bowser.
Sem seu irmão pela primeira vez, e acreditando que ele está em perigo, Mario decide comprar briga ao lado da Princesa Peach, para não apenas defender o reino que ela comanda, mas para salvar seu irmão (para ele indefeso) das garras do vilão – aqui uma princesa que em nada lembra aquela de antigamente no papel de donzela indefesa, e sim a que aparece nos novos jogos, ganhando ares de guerreira.
Curiosamente, absolutamente tudo no filme funciona tanto para um novo público, quanto para os que foram aficionados por videogames nos anos 1980.
E aqui vale um adendo importante: Um veículo internacional chegou a acusar Super Mario Bros. O Filme de não ter profundidade, porém há de se deixar claro que trata-se de um filme infantil, que não prometeu (e aqui a Nintendo se mostrou extremamente cautelosa até nas imagens divulgadas no trailer), e nem tem a intenção de satisfazer a um público prioritariamente adulto.
Para quem é fã de referências, o longa também vai ser um prato cheio, já que nele estão incorporados personagens famosos como Donkey Kong, mundos explorados em diferentes jogos da franquia, e até mesmo uma disputa de Kart, com direito a escolha e montagem dos carrinhos.
E Bowser consegue ainda ser um vilão carismático, que arranca risadas do público. Super Mario Bros. O Filme é com certeza aquele em que a família inteira vai se divertir assistindo.