Qual o significado dos títulos dos episódios de Treta?
Treta estreou na Netflix e os títulos tem um significado especial que liga ao que os protagonistas estão passando e outras reflexões.
Treta (BEEF), é a mais nova série da Netflix. O programa conta a história de Danny (Steven Yeun) e Amy (Ali Wong), que causam um tumulto nas ruas de Los Angeles e protagonizam uma cena de pura raiva. Isso desencadeia em confusão que leva a cenas de vingança e mesquinhez.
Os títulos dos dez episódio chamam a atenção. E em uma entrevista para o TUDUM, o showrunner de Treta, Lee Sung Jin, explicou que se inspirou em textos e filmes para criar os título e descrever os comportamentos desequilibrados de seus personagens.
Confira a seguir o significado dos títulos dos episódio de 1 a 8:
Episódio 1: Os pássaros não cantam, eles gritam de dor
“As árvores estão na miséria e os pássaros estão na miséria. Acho que eles não cantam. Eles apenas gritam de dor… Observando de perto o que está ao nosso redor, há algum tipo de harmonia: É a harmonia do assassinato avassalador e coletivo.” — Werner Herzog
O título do primeiro episódio se inspira no documentário do diretor de cinema alemão Werner Herzog, Burden of Dreams. Como os pássaros aos quais Herzog faz referência na citação, os personagens de Amy e Danny parecem pessoas comuns quando o público os vê pela primeira vez.
Amy é uma empresária de sucesso. Danny é um empreiteiro comum que está lutando para encontrar o equilíbrio. Após o incidente violento, percebe-se que esses dois personagens abrigam dor e problemas sérios sob a superfície.
Episódio 2: O êxtase de estar vivo
“Não acho que o sentido da vida seja o que estamos procurando. Acho que é a experiência de estar vivo… de modo que nossas experiências de vida no plano puramente físico tenham ressonâncias com nosso próprio ser e realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o êxtase de estar vivo.” — Joseph Campbell
Campbell deus essa resposta em um entrevista feita em 1988 quando foi questionado sobre o significado da vida. Amy e Dany estão ficando obcecados em buscar vingança e isso atinge as partes mais primitivas de suas respectivas psiques. Eles passam a agir por impulso e emoções até então ocultas, isso é o êxtase de estar vivo.
Episódio 3: Sou habitada por um grito
“Sou habitada por um grito. Todas as noites ele se esvai. Procurando, com seus ganchos, algo para amar.” — Sylvia Plath
Em seu poema, Plath descreve sobre algo sombrio dentro dela que chora à noite por amor. Amy e Danny esperam um dia se livrar da escuridão que há dentro deles. O título também se conecta ao episódio sete, onde os dois protagonistas realizam seus sonhos, mas ainda se sentem vazios por dentro.
Episódio 4: Mas não tudo ao mesmo tempo
“Você pode ter tudo, mas não tudo ao mesmo tempo.” — Betty Friedan
Essa foi a resposta de Friedan em um conferência quando questionada se as mulheres podem ter tudo. Isso liga ao enredo de Amy no episódio quatro, onde o público percebe que ela é alguém que tem tudo. Contudo, Amy começa a perceber que não é fácil manter o equilíbrio entre família, emprego, casamento, maternidade e realização pessoal.
Episódio 5: Criaturas tão intimamente secretas
“Somos criaturas tão secretas e internas, que a interioridade é a coisa mais incrível sobre nós, ainda mais incrível do que nossa razão. Mas não podemos simplesmente entrar na caverna e olhar em volta. A maior parte do que pensamos saber sobre nossas mentes é pseudo-conhecimento. Somos todos poseurs tão chocantes, tão bons em inflar a importância do que pensamos que valorizamos.” — Iris Murdoch
Assim como no romance The Sea, the Sea, de Murdoch, o episódio cinco de Treta explora o valores que os personagens principais tentam mascarar. Entre os exemplos estão a preocupação orgulhosa de Fumi (Patti Yasutake) por seu filho, George (Joseph Lee), bem como em Naomi (Ashley Park) pedindo um favor especial a Amy. Todos tentão esconder suas segundas intenções.
Episódio 6: Nós desenhamos um círculo mágico
“Desenhamos um círculo mágico e excluímos tudo o que não está de acordo com nossos jogos secretos. Cada vez que a vida quebra o círculo, os jogos ficam cinzentos e ridículos. Então desenhamos um novo círculo e construímos uma nova defesa.” — Ingmar Bergman
Este é um trecho do filme Through a Glass Darkly, de Ingmar Bergman, e mostra a construção da defesa de tudo o que você acredita quando as coisas saem dos eixos. No episódio, Amy acaba presa nas mentiras que contou e quer provar que os eventos infelizes que passou não são culpa dela.
Episódio 7: Uma gaiola saiu à procura de um pássaro
“Sou uma gaiola em busca de um pássaro.” — Franz Kafka
Esta frase de Kafka em Die Zürauer Aphorismen descreve os humanos como recipientes vazios que estão constantemente procurando por um significado. Danny vai para igreja encontrar um propósito após ser consumido pela raiva. Já Amy, desabafa com George sobre o que sente. A falta de uma direção deixa os dois ganaciosos.
Em busca de um propósito, Danny corre para a igreja depois de ser consumido pela rixa. Amy, por outro lado, diz a George que sempre teve uma sensação no peito que “parece o chão”. A falta de direção de ambos os personagens os deixa gananciosos.
Episódio 8: O drama da escolha original
“A escolha moral é livre e, portanto, imprevisível. – Simone de Beauvoir
No The Ethics of Ambiguity, a autora feminista Simone de Beauvoir discute a ideia de ficar presa em um efeito dominó, onde as escolhas que fazemos hoje são predestinadas por nosso passado e pelos ambientes em que crescemos.
O episódio oito explora no passado de Amy e Danny , desde o nascimento e a infância até a idade adulta. Esse olhar sobre a educação deles oferece mais clareza sobre como eles ficaram presos em sua própria escuridão.
Os significados dos títulos dos episódios 9 e 10 serão disponibilizados em breve.