Início » Manifest já contou quem estava por trás dos chamados (antes da 4ª temporada) e você não percebeu

Manifest já contou quem estava por trás dos chamados (antes da 4ª temporada) e você não percebeu

Quem estava por trás dos "chamados" em Manifest e o que ele quer com os personagens? E você já sabia sobre a origem dos chamados?


A 4ª temporada de Manifest apresentou uma reviravolta religiosa, que já havia sido insinuada várias vezes ao longo da história, incluindo nas duas primeiras temporadas da série. As revelações-chave da primeira parte da 4ª temporada confirmaram finalmente a identidade da entidade por trás dos “chamados” e o grande responsável por tudo que os passageiros do voo 828 vêm enfrentando na série. Você percebeu? Entenda mais aqui.

Personagens encaram desafios divinos na última temporada

Depois de tudo que passaram na primeira metade da temporada final, não há mais dúvidas na mente dos personagens principais de que uma “consciência divina” fez o voo 828 desaparecer e deu a eles os tais “chamados”. Com base no que sabem agora, os passageiros estão diretamente ligados a um plano divino que envolve o fim do mundo.

Aparentemente, um apocalipse vulcânico provocará o fim da civilização humana em 2 de junho de 2024. Parece que este evento profetizado é a razão de todos os desafios que os passageiros tiveram que enfrentar até agora.

A consciência divina de Manifest explicada

Demorou até a 4ª temporada para que os personagens desenvolvessem uma compreensão profunda de sua situação. O papel da consciência divina na história de Manifest não foi exatamente um segredo bem guardado. Houve vários momentos em que a possibilidade do envolvimento de Deus foi discutida.

Contudo, a pista mais evidente esteja na 2ª temporada, quando encontraram o diário de Al-Zuras. Ao descrever os “chamados”, Al-Zuras afirmou que ele e sua tripulação conseguiam ouvir “a palavra de Deus”. Os escritos de Al-Zuras influenciaram grande parte do que os passageiros acreditam sobre o mistério central da série, mas essa revelação específica foi deixada de lado.

Talvez porque fosse compreensível que pessoas do século XVI atribuíssem visões misteriosas a uma entidade divina, suas palavras não foram levadas a sério. Al-Zuras, claro, não foi a primeira pessoa em Manifest a relacionar os “chamados” com Deus. Entre outros, Adrian fez dessa ideia uma parte central de seus ensinamentos religiosos na 1ª temporada. Além da Dra. Gupta que chegou a conclusões semelhantes sobre os “chamados” na 3ª temporada, quando encontraram vestígios de safira em objetos associados ao fenômeno do voo 828.

Contudo, a principal diferença entre as especulações de vários personagens de Manifest e o que Al-Zuras disse é que seu diário era considerado uma fonte confiável de informações e orientação. Por essa razão, TJ até foi ao Egito para aprender mais sobre isso.

O que a consciência divina quer?

O grande ponto de mistério que tínhamos em Manifest era sobre quem (ou o quê) estava por trás dos “chamados” – e agora já sabemos. Contudo, certos aspectos que envolvem esse ponto de religiosidade da série ainda precisam ser mais aprofundados. Por exemplo, ainda não se sabe exatamente o que a consciência divina quer que os passageiros façam.

O que a história já nos contou é que há um risco de apocalipse iminente, porém nada mais foi esclarecido ou aprofundado. O que temos é o entendimento que o principal trabalho de todos os envolvidos seja impedir que o tal apocalipse aconteça – mas isso ainda não está claro.

Até que tenhamos a segunda parte da 4ª temporada de Manifest no ar, a ideia que podemos ter acerca disto é que os passageiros simplesmente devem sobreviver ao evento apocalíptico, porém isso pode ser difícil (como diz a teoria compartilhada pelo site Screen Rant – link contém spoilers)

Com a revelação da consciência divina em Manifest, os espectadores e os personagens da série têm um maior entendimento sobre a força misteriosa por trás dos “chamados”. No entanto, ainda há mistérios a serem desvendados, e a segunda parte da 4ª temporada promete trazer mais respostas e possíveis reviravoltas para o desfecho da trama. Fique ligado e acompanhe essa emocionante jornada dos passageiros do voo 828!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.