Problemas trabalhistas fez TV mundial parar e instaurou o caos
Hollywood pode enfrentar mais um greve de roteiristas. Mas a indústria do entretenimento já passou por isso em 2007.
Recentemente surgiram notícias sobre os roteiristas de Hollywood entrarem em greve este ano. O motivo da greve é que eles querem melhores condições de trabalho, melhor remuneração, e também lutam por uma maior valorização. A greve foi aprovada com 96,3% de votos a favor.
A consequência dessa greve é o atraso na produção de filmes e séries, que pode não só gerar insatisfação do público, como também diminuir a qualidade das produções, e causar prejuízo bilionários para redes de televisão e serviços de streamings.
Mas os roteiristas já entraram em greve uma vez, e isso acontece em 2007.
Greve de 2007 gerou colapso no mundo do entretenimento
Tudo começou quando o Sindicato dos Roteiristas (WGA) e a Aliança de Produções Televisivas e Cinematográficas (AMPTP) se reuniram para discutir a renovação de um contrato que termina a cada três anos.
Como a maioria das reivindicações não foram atendidas pelos maiores representantes de estúdios a greve aconteceu. Ela durou 5 novembro de 2007 a 12 de fevereiro de 2008. O movimento reuniu roteiristas da tv, do cinema e até mesmo membros do Sindicato dos Atores (SAG).
Entre as maiores discordâncias estavam os repasses de lucros no desenvolvimento de roteiros, além de contribuições em reality show, como também extras de DVDs e talk show.
Esses quase 100 dias de protestos gerou cerca de US$ 2,1 bilhões de prejuízo para Hollywood. Além disso, cerca de 37.700 empregos foram prejudicados e o resultado disso persiste até hoje.
Como a greve afetou o desenvolvimento de séries e filmes
Pode-se notar uma diferença entre as séries produzidas antes de 2007, e as que foram produzidas entre 2007 e 2008, e depois desse anos.
As séries até 2007 tinha muito episódios e uma qualidade impressionante. Contudo, a ver as temporadas de um série após 2007 é perceptível que há um queda na qualidade dos episódios e até mesmo uma diminuição na quantidade de capítulos por temporada.
No cinema, entre os casos mais famosos de queda de qualidade está Transformers – A Vingança dos Derrotados (2009), onde Michael Bay pediu desculpas pelo trágico filme e culpo a greve de roteiristas.
“O grande erro em Transformers 2 é que nós recorremos ao mundo místico. Quando olho para trás, vejo que era um lixo. A greve dos roteiristas estava chegando e com força total. Foi horrível fazer um filme em que você tinha que ter uma história em três semanas”
Além disso, em 2008, o Globo de Ouro não aconteceu, o Oscar ficou ameaçado de não acontecer. Como também houve um aumento de reality shows como Survivor, The Amazing Race, The Apprentice e Big Brother.