Outlander: 7 curiosidades sobre Jamie Fraser que você não percebeu
Confira 7 curiosidades sobre Jamie Fraser, protagonista de Outlander, que você certamente não percebeu enquanto assistia!
A riqueza de detalhes dos produtores de Outlander, drama histórico que tem conquistado uma legião de fãs, é tanta, que muitos acabam não percebendo alguns detalhes escondidos. Pensando nisso, nós do Sobre Sagas preparamos esta matéria listando 7 curiosidades sobre um dos protagonistas de Outlander, Jamie Fraser!
Você também pode gostar de ler:
Quantas temporadas tem Outlander? Qual vai ser a última?
Outlander: curiosidades e detalhes sobre Jamie Fraser
Confira abaixo as 7 curiosidades sobre Jamie Fraser que separamos para você!
Jamie Fraser foi acusado de assassinato e estava fugindo por causa de Black Jack Randall
O protagonista Jamie Fraser é inicialmente apresentado ao público como um fugitivo, acusado de um assassinato que não cometeu. Este crime foi, na realidade, obra de Black Jack Randall, fato confirmado pelos roteiristas no episódio “The Reckoning”.
Esta falsa acusação gerou ressentimentos duradouros em Jamie, além de distanciá-lo de sua família e lar.
Diferenças entre a série e os livros
A adaptação para televisão de “Outlander” traz algumas mudanças consideráveis em relação à obra original, um exemplo é a morte de Dougal.
No livro “Dragonfly In Amber”, Jamie é responsável pela morte de Dougal. Na série, entretanto, ele e Claire unem forças para realizar este feito. Os produtores fizeram essa mudança para realçar o trabalho em equipe do casal antes da inevitável separação.
Representações erradas da cultura escocesa
Apesar do compromisso da série em retratar a cultura escocesa com autenticidade, algumas representações erradas foram observadas pelos fãs.
O tartan (padrão de tecido) utilizado por Jamie na série, por exemplo, não representa fielmente as cores do Clã Fraser. O motivo disso, conforme revelado pela figurinista Terry Dresbach, foi por conta da limitação de custos do corante vermelho, mais caro do que os demais.
Por que ele parou de usar o kilt tartan?
A partir da terceira temporada, Jamie substitui o seu traje típico, o kilt tartan, por calças e ternos.
Nem todo mundo percebeu isso, mas o motivo foi a proibição do uso do tartan e do kilt na Escócia pelos ingleses após a Batalha de Culloden, obrigando Jamie a manter um visual menos notável.
O anel que Jamie deu a Claire
Na quarta temporada, Jamie presenteia Claire com um anel especial, criado a partir de uma chave de Lallybroch, sua casa de infância.
Esse é outro detalhe que nem todos se atentaram, mas este ato de presenteá-la com um anel com a chave de Lallybroch simboliza que, para Jamie, seu verdadeiro lar está onde Claire está.
Simbolismos da placa de sua loja
A placa da loja de impressão de Jamie, apresentada na terceira temporada, carrega simbolismos relevantes.
Entre eles, um símbolo maçônico e uma flor de morango, proveniente do brasão do Clã Fraser, retratando sua filiação maçônica e suas raízes escocesas.
Homenagem de Jamie a seu irmão, William
Por fim, na terceira temporada, descobrimos que Jamie teve um filho, chamado William em memória de seu falecido irmão.
Como homenagem adicional, Jamie esculpe uma cobra de brinquedo para William, uma lembrança nostálgica de sua própria infância. Este objeto se torna um elemento emocionalmente significativo para Jamie durante a série.