Início » Filmes » Um Dia e Meio: Conheça a chocante história real que inspirou o filme da Netflix

Um Dia e Meio: Conheça a chocante história real que inspirou o filme da Netflix

"Um Dia e Meio" é um dos grandes sucessos recentes da Netflix e aqui está a história real que inspirou o cineasta Fares Fares.


O longa sueco Um Dia e Meio chegou na Netflix fazendo grande sucesso com sua história tensa sobre um sequestro complicado. E como muitas pessoas já poderiam imaginar, sim, o filme é baseado em uma história real.

Dirigido pelo diretor e ator Fares Fares, o longa se concentra em um ex-casal com relacionamento conturbado onde, tomado pelo desespero para rever a filha, o homem decide fazer a ex-mulher de refém e tem planos de fugir com a criança.

Com um desenrolar emocionante e dramático, Um Dia e Meio atualmente aparece em primeiro lugar entre as produções mais assistidas da Netflix, e a seguir a gente te conta o caso real que inspirou o longa.

A história real por trás de “Um Dia e Meio”

Um Dia e meio história real

O roteiro de Um Dia e Meio é uma colaboração entre Fares Peter Smirnakos, e segundo o diretor e ator do filme revelou em entrevista à Vogue pouco antes da estreia na Netflix, uma matéria de jornal de 2008 serviu de inspiração para o filme.

Fares revelou que a pequena matéria era sobre um caso acontecido na Suécia onde um homem invadiu um consultório médico armado atrás da ex-mulher. Segundo a matéria, o homem teria feito a mulher de refém por algumas horas, ameaçando-a para que ela revelasse onde o filho dos dois estavam.

Fares ainda disse que o caso foi encerrado quando a polícia chegou e o homem foi levado. Segundo ele, apesar de curta, a matéria o fez refletir sobre o tamanho do desespero do homem em relação ao desejo de rever o filho para chegar a ponto de cometer tamanho crime.

Assim, a história nunca saiu da cabeça do cineasta e serviu como base para a ficção que ele viria a escrever em parceria com Smirnakos anos depois.

Ou seja, apesar de o caso completo exposto no filme ser ficcional (com o sequestro da ex-mulher e de um policial tentando intervir no caso), a inspiração para os principais pontos da história foi uma história real.

E você? O que achou de Um Dia e Meio? Conta pra gente aqui nos comentários!

CONFIRA Também: Vesper está na Netflix? Saiba tudo sobre este filmaço de ficção-científica

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.