Conheça Fernandinho Guarabu, criminoso que inspirou Evandro de “Impuros”
Conheça "Fernandinho Guarabu", criminoso real que serviu de inspiração para Evandro do Dendê, da série "Impuros".
A série “Impuros” retrata a vida do traficante fictício Evandro do Dendê. Mas você sabia que esse personagem foi inspirado em um criminoso real, o “Fernandinho Guarabu”?
Neste artigo do Sobre Sagas, vamos conhecer Fernandinho Guarabu, o líder comunitário e traficante que serviu de inspiração para a história de Evandro. Continue lendo e confira!
Evandro de “Impuros” é baseado em um criminoso real?
Indo direto ao ponto, sim, o personagem Evandro do Dendê, da série “Impuros”, tem como inspiração Fernandinho Guarabu, um dos líderes do tráfico no morro do Dendê, situado no Rio de Janeiro.
Embora o personagem seja fictício, seu desenvolvimento foi influenciado pela figura de Guarabu, que era um criminoso procurado pela Justiça.
A trama da série “Impuros” se baseia em parte no contexto de vida de Fernandinho Guarabu, que veremos a seguir, e busca retratar a jornada de Evandro do Dendê, um jovem determinado a ganhar dinheiro de forma honesta, mas que acaba envolvendo-se com o tráfico após a morte de seu irmão.
O policial Victor Morello, interpretado na série por Matheus Lustosa, tem como objetivo colocar Evandro na cadeia.
Essa luta entre o “bem e o mal”, a polícia e o tráfico, é um dos principais elementos da narrativa, trazendo tensão e suspense à trama.
Quem foi Fernandinho Guarabu?
Fernandinho Guarabu foi um dos líderes do tráfico no morro do Dendê por 15 anos, até sua morte em 2019 durante uma operação policial.
Ele era conhecido por sua habilidade em montar uma grande rede de monitoramento, contando com a ajuda de policiais milicianos. Além do tráfico de drogas, Guarabu também controlava as linhas de transporte alternativo da Ilha do Governador, através de um esquema criminoso de cobrança de “pedágio“.
Uma característica marcante de Fernandinho Guarabu era sua autodenominação como evangélico.
Curiosamente, ele expulsava manifestações religiosas afro-brasileiras das comunidades sob seu domínio, mostrando paradoxalmente uma faceta relativa à liberdade religiosa.
Apesar de acumular mandados de prisão, ele conseguiu escapar da justiça e nunca havia sido detido antes de sua morte.
Você também pode gostar de ler:
“Impuros” vai ter 5ª temporada? Confira o que já sabemos
A morte de Fernandinho Guarabu
Fernandinho Guarabu teve seu fim durante uma operação policial realizada em 2019, juntamente com outros traficantes do Complexo do Dendê.
Essa operação policial resultou em confrontos intensos e violentos, levando à morte de vários criminosos.