Toda Luz Que Não Podemos Ver, final explicado: o que acontece com o Sea of Flames?
Confira aqui o final de "Toda Luz Que Não Podemos Ver", a série da Netflix que atraiu um grande público recentemente!
A série “Toda Luz Que Não Podemos Ver“, estrelada por Aria Mia Loberti, Louis Hofmann, Hugh Laurie e Mark Ruffalo, narra a história de dois adolescentes e suas famílias no final da Segunda Guerra Mundial.
A trama segue Marie, uma garota francesa cega que envia mensagens pelo rádio no sótão de sua casa, e Werner, um órfão alemão que é forçado a se juntar aos nazistas para operar sistemas de rádio. Suas vidas se entrelaçam na cidade de Saint-Malo, enquanto os americanos se aproximam para libertar a cidade costeira.
Final explicado de Toda Luz Que Não Podemos Ver
O último episódio da série começa com Von Rumpel finalmente conseguindo acessar a casa de Marie e indo em direção ao sótão na esperança de encontrar o diamante Sea of Flames. No entanto, Marie se barricou no escritório do sótão e ameaça detonar uma granada para impedir o avanço de Rumpel.
Enquanto isso, Etienne acorda de uma explosão e tem um último flashback revelando como superou o Transtorno de Estresse Pós-Traumático e deixou a casa. Ele recebe um sinal de rádio informando que os americanos estão se aproximando e decide se unir ativamente à resistência.
Após uma missão de espionagem bem-sucedida, Etienne e Marie retornam para casa e descobrem que Madame Manec faleceu. Etienne pede a Werner para cuidar de Marie e protegê-la. Ele agradece a Werner e diz que “um tigre morto é mais feliz do que em uma gaiola”.
Von Rumpel, por sua vez, revela a verdade sobre a morte do pai de Marie, Daniel. Segundo ele, o plano da resistência falhou e Daniel foi capturado pela Gestapo em Paris. Rumpel torturou Daniel em busca do diamante, mas ele nunca revelou sua localização e acabou sendo morto.
Com Marie ainda escondida no escritório, uma luta entre ela e Rumpel se inicia. Durante a batalha, a maquete da cidade é destruída, e fica claro que o Sea of Flames estava escondido dentro dela.
Werner, ao ver a explosão na casa de Marie, corre até lá. Com a ajuda de Marie, ele ataca Rumpel e o mata. Werner então avista o diamante no chão, mas Marie o instrui a não tocá-lo.
Finalmente, Werner conta a Marie sobre Etienne, e eles compartilham um momento antes de Werner enviar uma mensagem pelo rádio para sua irmã Jutta. Marie aconselha Werner a se render aos americanos para ser poupado e concordam em se encontrarem novamente no futuro através do rádio.
Werner segue o conselho de Marie e se rende. Enquanto isso, Marie embrulha o diamante em um lenço e o joga no mar. A série termina com uma imagem de Marie na praia e cenas em preto e branco mostrando Saint-Malo durante a guerra.
As diferenças entre o final do livro e do filme
No final do livro escrito por Anthony Doerr, o diamante é escondido em uma maquete da casa de Etienne, feita por Daniel. Werner ajuda Marie a escapar da cidade e ela se reencontra com Etienne, que não morre no livro.
No entanto, no filme, Werner é levado para um campo de prisioneiros pelos Aliados e fica gravemente doente. Em seu delírio, ele vai até um campo minado e pisa em uma mina terrestre, morrendo instantaneamente.
Marie e Etienne, por sua vez, se mudam para Paris. Décadas depois, Jutta, a irmã de Werner, recebe pertences de seu irmão, incluindo a maquete da casa de Etienne. Ela vai para Saint-Malo para descobrir mais sobre o passado de Werner e acaba se encontrando com Marie, que agora trabalha no museu de história natural.
Jutta revela que Werner morreu e entrega a maquete a Marie. Dentro da maquete, Jutta encontra a chave do portão da gruta, mas não o diamante. Marie nunca descobre o que Werner fez com o diamante.
Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Os 5 filmes de Natal mais esperados de 2023