Início » Séries » “A Garota do Cigarro” é baseado em história real?

“A Garota do Cigarro” é baseado em história real?

"A Garota do Cigarro" é a minissérie emocionante que chegou recentemente à Netflix e levanta dúvidas sobre se é baseada em história real.


Uma superprodução indonésia de cinco episódios, chegou há poucos dias na Netflix e tem chamado muito a atenção do público que gosta de drama históricos. A Garota do Cigarro, apesar do nome estranho, é uma grande produção que tem despertado a curiosidade sobre ser, ou não, baseada em uma história real.

Na série, ambientada em duas linhas do tempo, conhecemos Dasiyah, uma jovem nos anos 60 que decide desafiar os costumes da época, e se torna uma mulher potente na indústria do tabaco na Indonésia.

A série é cercada tanto por uma luta feminista não rotulada, quanto por um romance arrebatador, e a forma como a história é contada, abre precedentes para que se acredite que ela é inspirada em fatos. Mas será que é isso mesmo?

A Garota do Cigarro é uma história real?

a garota do cigarro história real

Apesar de muito do cenário de A Garota do Cigarro ser muito próximo da realidade indonésia, a história contada na série da Netflix não é real, e sim baseada em um best-seller.

O livro homônimo da escritora Ratih Kumala foi a verdadeira base para o desenvolvimento da minissérie de cinco episódios.

O romance lançado em 2012 é uma ficção histórica que não se inspirou na história de nenhuma pessoa real, porém, seu contexto histórico e político é completamente baseado na história da Indonésia.

Assim, as cinco décadas relatadas no programa, onde o país passa do colonialismo ao comunismo, chegando ao século XXI, ocorreram conforme o pano de fundo do livro, e acabam tendo grande significado para os personagens fictícios da história.

A série é uma adaptação dos diretores Ifa Isfansyah Kamila Andini, e estava com seu roteiro em desenvolvimento desde 2011, quando Andini teve acesso ao primeiro manuscrito do livro.

Foi apenas em 2018 que os criadores foram em busca de financiamento para o programa (que inicialmente deveria ter sido apenas um filme), e a Netflix conseguiu sair em vantagem e ficou com os direitos de adaptação.

CONFIRA Também: Amor Aqui e Agora: a nova série taiwanesa que estreia essa semana na Netflix

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.