Início » Elena Sabe, final explicado: o que acontece com Rita?

Elena Sabe, final explicado: o que acontece com Rita?

"Elena Sabe" é um drama argentino que acabou de chegar à Netflix e aqui você entende os detalhes sobre o final do filme.


Elena Sabe é um longa argentino que estreou no último final de semana na Netflix, mas que possui um enredo que pode ser um pouco confuso, assim como seu final.

O filme acompanha Elena, uma mulher idosa e com Parkinson que recebe a notícia de que sua filha, Rita, foi encontrada morta. Segundo os policiais, a morte foi por suicídio, mas Elena tem certeza absoluta de que sua filha foi assassinada.

Assim, ultrapassando suas próprias limitações físicas, ela inicia uma investigação por conta própria para descobrir o verdadeiro culpado pela morte de sua filha.

Ao longo da investigação de Elena, o público é levado por flashs do passado de Rita e da relação entre as duas mulheres, especialmente após Rita receber a notícia de que Elena tinha Parkinson, e de agora em diante, ela precisaria cuidar integralmente de sua mãe.

As descobertas de Elena sobre Rita

Elena sabe final explicado

Em meio a busca pelo assassino de sua filha, Elena acaba chegando até o médico de Rita, Benegas.

É nesse instante que ela descobre que sua filha vinha fazendo uso de antidepressivos e que sua saúde mental vinha se deteriorando desde que ela precisou assumir toda a responsabilidade por seus cuidados.

Benegas revela à Elena que Rita não estava bem, porém, a mãe não consegue acreditar que sua filha poderia estar tão sobrecarregada que decidiu encerrar a própria vida. Assim, ela decide ir conversar com Juan, o padre que encontrou Rita morta.

Depois que ele lhe conta como encontrar sua filha, e que apenas rezou por ela, Elena lhe diz que Rita não poderia ter ido à igreja naquele dia, pois estava chovendo e a filha morria de medo de tempestades.

Logo depois, ela passa a culpar Juan por ter enfiado ideias de paraíso e vida após a morte na cabeça de sua filha, ao que o padre retruca que o suicídio não poderia ser uma saída para qualquer cristão.

O final de “Elena Sabe”: Quem matou a filha?

Perto do final do filme, Elena vai se encontrar com Isabel, uma antiga amiga de sua filha. O objetivo é saber mais sobre Rita, mesmo que as duas estivessem afastadas há bastante tempo.

Elena descobre que Rita se suicidou por medo do agravamento do Parkinson de Elena. Isabel revela que a filha não suportaria acompanhar a mãe ficando ainda pior e, mais que isso, não queria cuidar dela.

Isso é evidenciado em outra sequência que mostrou Elena encontrando um cartão de uma casa de repouso, mostrando que Rita havia cogitado a ideia de interná-la.

Assim, Elena finalmente aceita que sim, foi Rita quem realmente tirou a própria vida e que não houve crime algum.

No final, Elena volta para casa e queima os pertencer da filha, como uma forma de aceitar de vez sua perda.

CONFIRA Também: Elena Sabe: sinopse, elenco e data de lançamento na Netflix

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.