Início » Filmes » A Garota de Miller: Entenda a polêmica por trás do novo filme de Jenna Ortega para o Prime Vídeo

A Garota de Miller: Entenda a polêmica por trás do novo filme de Jenna Ortega para o Prime Vídeo

"A Garota de Miller" chegou ao Prime Vídeo e tem dado o que falar com a polêmica que persegue o filme desde antes do lançamento. Entenda.


O filme A Garota de Miller, estrelado por Jenna Ortega e Martin Freeman, chegou ao Prime Video após protagonizar uma polêmica ferrenha na internet e entre os críticos de cinema.

A história gira em torno da relação complicada entre Cairo Sweet, uma jovem de 18 anos, e seu professor de escrita criativa, Jonathan Miller, 30 anos mais velho. O tema sensível dessa relação, que envolve questões de poder e moralidade, está no centro da discussão sobre o filme.

A garota de miller polêmica

A Garota de Miller causou polêmica pela forma como relação entre protagonistas é abordada

As polêmicas em torno de A Garota de Miller começaram antes mesmo de o filme ser lançado. Quando se tornou público que a produção havia escalado Jenna Ortega (de 21 anos) e Martin Freeman (de 52 anos) para viver um “casal” nas telas, a internet veio abaixo, inicialmente pela disparidade de idade entre os atores (e personagens).

Tudo ficou pior quando a trama do longa veio à tona.

Cairo, uma aluna inteligente e ambiciosa, desde o início é mostrada como alguém que admira seu professor de escrita criativa, tanto por suas habilidades literárias quanto por seu livro de sucesso. Com o tempo, essa admiração se transforma em uma espécie de obsessão, o que leva Cairo a iniciar um jogo de sedução com Miller.

a garota de miller

Miller, que no início parece apenas impressionado com o talento de sua aluna, começa a dar a ela atenção especial, incentivando seus avanços, o que acaba ultrapassando os limites do que é apropriado em um relacionamento entre professor e aluna.

Para os críticos e parte da internet, o grande problema de A Garota de Miller, é que o filme não deixa claro quem é a verdadeira “vítima” na história. Para esses, o fato de o longa jogar com a ideia de que Cairo, sendo uma jovem maior de idade, teve influência sobre a situação, enquanto Miller, que é o adulto e professor, apenas cedeu à tentação, é extremamente problemático.

No Tennessee, onde o filme se passa, não existem leis que proíbem relações entre professores e alunos maiores de idade. No entanto, para os críticos, isso não tira o fato de que, eticamente, o envolvimento entre Miller e Cairo é visto como altamente problemático.

A garota de Miller entenda a polêmica

Sobre a polêmica, a diretora e roteirista do filme, Jade Halley Bartlett, defende que seu objetivo não era fazer um filme moralista ou apontar culpados claros.

Em entrevista ao Yahoo, ela explicou que o filme é um “estudo de personagens”, onde as ações de Miller e Cairo são mais complicadas do que parecem à primeira vista. Bartlett acredita que o filme reflete como situações como essa podem ser confusas e difíceis de julgar, especialmente na situação em que o filme acontece.

Filme chegou essa semana ao Prime Video

A Garota de Miller chegou essa semana ao Prime Vídeo e já é o segundo filme mais assistido da plataforma.

Ou seja, apesar das polêmicas e da avaliação ruim da crítica, isso não parece ter afetado a opinião do público, ao menos no desejo por assistir ao filme. Em relação as avaliações… isso é outra história.

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.