Início » Filmes » Assassino por Acaso: A história do infiltrado REAL que inspirou o filme

Assassino por Acaso: A história do infiltrado REAL que inspirou o filme

"Assassino por Acaso" acaba de desembarcar na Amazon e é baseado na incrível história real de um mestre dos disfarces da polícia.


Assassino por Acaso acabou de chegar à Amazon Prime e é um filme que combina ação, comédia e romance, e que é, surpreendentemente, baseado em uma história real.

O personagem de Gary Johnson é inspirado em um verdadeiro investigador que durante décadas colaborou com a polícia de Houston de uma maneira tão peculiar quanto arriscada.

assassino de aluguel história real

Sobre o filme “Assassino por Acaso”

No filme que acabou de desembarcar no Amazon Prime Video, acompanhamos Gary Johnson, um mestre dos disfarces que trabalha para a polícia e assume a identidade de um assassino de aluguel como disfarce para capturar criminosos que desejam contratar alguém para cometer homicídios.

A vida do “infiltrado” sofre uma reviravolta quando ele conhece Madison, uma mulher que quer que ele mate seu marido abusivo.

Ao invés de seguir com a operação, ele se apaixona por ela, complicando seu trabalho e sua vida pessoal.

O homem real que inspirou o filme

Assassino por Acaso é baseado em um artigo de 2001 da Texas Monthly, escrito por Skip Hollandsworth. Esse artigo detalhava a vida de Gary Johnson, um investigador que trabalhou durante 30 anos como um assassino de aluguel (de mentira) para a polícia de Houston.

A verdadeira história de Gary Johnson é, por si só, digna de filme.

Johnson mudou-se para Houston em 1981, inicialmente com o objetivo de ingressar no doutorado em psicologia na Universidade de Houston. Quando não foi aceito, ele encontrou uma oportunidade como investigador no escritório do promotor público.

Sua vida tomou um rumo inesperado em 1989, quando foi convocado para uma missão incomum: se passar por um assassino de aluguel em uma operação para prender uma mulher que tentava contratar alguém para matar seu marido.

A partir desse ponto, Johnson se tornou a primeira escolha da polícia sempre que uma operação semelhante surgia.

Trabalhando disfarçado, ele se encontrava com os suspeitos e coletava provas incriminatórias, como gravações em que eles admitiam suas intenções e ofereciam pagamentos para o “assassinato”. Ao longo de sua carreira, Johnson ajudou a prender dezenas de criminosos que desejava matar pessoas.

Além de suas habilidades como investigador, Johnson era reconhecido por seu talento nato para atuar. O advogado Michael Hinton afirmou que Johnson “nunca se deixava abalar” e que sempre conseguia interpretar exatamente o papel necessário para a operação.

No entanto, apesar de sua carreira bem-sucedida e da personalidade social que apresentava em público, Johnson era uma pessoa reservada em sua vida pessoal. Ele foi casado três vezes, e preferia ficar longe de multidões.

Relacionamento com “Maddy” realmente existiu?

A personagem Maddy, interesse amoroso de Jonhson no filme, realmente é inspirada em uma pessoa real. Porém, não houve um romance entre a mulher e o investigador.

Assassino por acaso filme Netflix

A verdade é que Johnson realmente ajudou uma mulher que estava sendo abusada. Ela foi uma das pessoas que entrou em contato em busca de um assassino de aluguel para matar o namorado.

Em sua pesquisa, Johnson descobriu que a mulher era espancada frequentemente pelo abusador, e ao fazer contato, descobriu que ela não fugia por medo do que ele poderia fazer se a encontrasse.

Nesse caso, ao invés de ter a mulher como alvo, o investigador conseguiu ajudá-la ao colocá-la em um programa de proteção da polícia, que também a ajudaria a se estabelecer em uma casa de abrigo para mulheres em situação semelhante.

Gary Johnson faleceu em 2022, antes de poder conferir Assassino por Acaso, uma homenagem à sua história real.

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.