Início » Séries » “A Descoberta das Bruxas” vai ter uma 4ª temporada?

“A Descoberta das Bruxas” vai ter uma 4ª temporada?

"A Descoberta das Bruxas" chegou à Netflix, e os novos fãs já querem saber sobre a 4ª temporada da série. Veja o que se sabe


A série A Descoberta das Bruxas conquistou uma base fiel de fãs desde sua estreia no Reino Unido, e agora que as três temporadas estão disponíveis na Netflix, muita gente está se perguntando: será que vem aí uma 4ª temporada?

Se você já conseguiu maratonar a série e quer mais, confira o que já se sabe sobre isso.

Série vai ter 4ª temporada?

A-descoberta-das-bruxas

De forma direta: não. A série foi planejada desde o início para ter apenas três temporadas, cada uma adaptando um livro da Trilogia das Almas, escrita por Deborah Harkness.

Segundo a própria showrunner Jane Tranter, “contamos a história de Diana e Matthew como ela foi escrita”. Ou seja, o arco principal chegou ao fim.

Porém, especialmente para os fãs dos livros, existe uma centelha de esperança,  já que a história de Matthew e Diana não encerra esse universo.

A terceira temporada da série conclui a trajetória do casal formado pela bruxa Diana Bishop (Teresa Palmer) e o vampiro Matthew Clairmont (Matthew Goode), amarrando os principais conflitos e encerrando a adaptação de forma fiel aos livros.

Mesmo assim, dado que o material dessa saga não acaba no terceiro livro e, especialmente, o sucesso que a série vem fazendo na Netflix desde que estreou na plataforma, há motivos para não desanimar.

Ainda há material para mais histórias

Apesar da trilogia principal ter sido completamente adaptada, Deborah Harkness já escreveu outros livros ambientados no mesmo universo.

Um deles é Time’s Convert, que foca em Marcus, o filho vampiro de Matthew, e nunca foi adaptado. Além disso, em 2024, a autora lançou The Black Bird Oracle, que se passa sete anos após o fim de O Livro da Vida (base para a terceira temporada da série) — ou seja, traz uma nova aventura com o casal mais amado desse universo.

Esses livros não fazem parte da trilogia original, mas ampliam o universo criado por Harkness. Portanto, existe, sim, material para um spin-off, sequência ou até mesmo uma nova série.

A audiência ainda quer mais?

Definitivamente. Embora a audiência ao vivo da série tenha caído na terceira temporada, isso não significa que o interesse desapareceu. Muito pelo contrário. O público migrou para o streaming — e a prova disso é o sucesso da série na Netflix.

As avaliações também foram bastante positivas: a produção mantém uma média de 93% no Rotten Tomatoes, com destaque para o desempenho do elenco e o equilíbrio entre drama e fantasia.

Teresa Palmer, que vive Diana, também não descartou uma possível volta. Em entrevista, ela disse que a personagem ainda “mora em seu coração” e que, mesmo sendo boa em se despedir de papéis, “Diana ainda ronda minha cabeça”.

Por enquanto, o que resta aos fãs é torcer — e, claro, aproveitar (ou rever) as três temporadas disponíveis no streaming. Os livros também já foram todos traduzidos para o português, para quem desejar se aprofundar ainda mais nesse universo fantástico.

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.