Início » Séries » 5 adaptações de livros que viraram séries de sucesso e que pouca gente sabia deste detalhe

5 adaptações de livros que viraram séries de sucesso e que pouca gente sabia deste detalhe

Confira uma seleção com cinco séries baseadas em livros que muitas pessoas não sabem que se tratam de adaptações.


Séries baseadas em livros sempre chamam a atenção do público, principalmente quando as adaptações conseguem capturar a essência da obra original e entregar uma experiência única.

No entanto, há séries bem-sucedidas que muitas pessoas não sabem que são baseadas em livros. Aqui estão cinco adaptações que se encaixam nessa lista.

Séries de sucesso que são baseadas em livros

You (Netflix)

A série You é um dos maiores sucessos da Netflix, mas o que poucos sabem é que ela é baseada no livro You de Caroline Kepnes, publicado em 2014.

A trama segue Joe Goldberg, um gerente de livraria e assassino em série, que se apaixona e desenvolve uma obsessão perigosa por uma jovem.

Embora o enredo seja similar ao do livro, a série faz ajustes significativos. Isso inclui a localização das histórias e alguns dos detalhes mais sombrios, com Joe se tornando um protagonista quase simpático, apesar de suas ações.

O livro original foi muito elogiado por sua escrita inquietante, e o sucesso da série ajudou a impulsionar as sequências de Kepnes, como Hidden Bodies e You Love Me.

Dexter (Showtime)

Dexter é uma das séries mais icônicas da televisão, mas poucas pessoas sabem que ela é baseada no livro Darkly Dreaming Dexter de Jeff Lindsay, lançado em 2004.

A história segue Dexter Morgan, um analista forense que leva uma vida dupla como vigilante serial killer.

A adaptação para a TV foi bem-sucedida em capturar o tom sombrio e moralmente ambíguo do personagem, mas fez algumas mudanças para se encaixar melhor na dinâmica da série.

No livro, Dexter é retratado com uma psicologia mais fria, enquanto na série ele ganhou mais nuances, se tornando um anti-herói mais carismático e complexo.

Bones (Fox)

Bones é uma série de longa duração que conquistou muitos fãs, mas sua origem como livro é frequentemente esquecida.

A série é baseada na obra da antropóloga forense Kathy Reichs, que escreveu a série de livros Temperance Brennan, protagonizados por Temperance “Bones” Brennan, uma antropóloga forense que resolve crimes com a ajuda de seu conhecimento em restos humanos.

A série da Fox foi um grande sucesso, especialmente por combinar mistério, drama e comédia, mas alguns detalhes foram alterados para se adequar ao formato televisivo.

A personagem da TV, interpretada por Emily Deschanel, tem algumas diferenças no estilo de vida e na personalidade. A série também se foca mais na relação de Brennan com Booth (interpretado por David Boreanaz), o que não é tão proeminente nos livros.

House of Cards (Netflix)

House of Cards é uma série política de grande sucesso da Netflix. Mas o que muitos não sabem é que ela é baseada no livro House of Cards de Michael Dobbs, publicado em 1989.

O romance britânico segue Francis Urquhart, um político manipulador que trama para chegar ao topo do governo. Quando a série foi adaptada para a TV, a história foi levada para os Estados Unidos, com Frank Underwood (Kevin Spacey) tomando o papel de Urquhart.

O livro original e a série compartilham temas centrais, como a luta pelo poder e a manipulação política. Mas, por conta da mudança de cenário, a versão da Netflix trouxe uma perspectiva mais focada em questões da política americana.

The 100 (The CW)

The 100, que fez muito sucesso no The CW, é uma adaptação da série de livros The 100 de Kass Morgan, publicado em 2013.

A série segue um grupo de jovens delinquentes enviados de uma estação espacial para a Terra, décadas após uma guerra nuclear devastadora.

A adaptação para a TV fez mudanças significativas, principalmente no desenvolvimento de personagens e na profundidade das interações.

A série foi elogiada por seus desenvolvimentos complexos de personagens e por ser uma das primeiras a explorar o gênero pós-apocalíptico de forma tão impactante na TV.

Essas adaptações mostram como séries baseadas em livros podem ser cheias de mudanças, sejam sutis ou mais claras. Se você ainda não assistiu a essas séries, que tal começar agora e descobrir alguns desses detalhes que tornam cada adaptação interessante?

Jornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Fã de Star Wars que não reclama de filmes da franquia (com exceção do episódio IX, porque tudo tem limite). Gosta de dramas com boas atuações, comédias que não seguem fórmulas e slashers com mascarados que continuam voltando, por mais que isso não faça o menor sentido. Sente falta das vídeo locadoras e prefere ouvir música por álbuns.