A Garota na Fita – Conheça o livro best-seller que inspirou a nova série de suspense alucinante da Netflix
"A Garota na Fita" tem tudo para ser um grande sucesso na Netflix, e nessa matéria a gente apresenta o livro no qual a série foi baseada.
A série espanhola A Garota na Fita acabou de estrear na Netflix, mas tem tudo para se tornar um dos grandes sucessos da plataforma.
Com um elenco impecável e uma história viciante, a série apresenta o caso de uma jornalista obcecada em desvendar um caso de desaparecimento que durante anos perturba sua vida e a da família da vítima.
A série, de apenas seis episódios, era uma dos lançamentos mais aguardados para esse início de ano. E isso se deve ao fato de ela ser inspirado em um dos best-sellers recentes mais famosos da Espanha: La Chica de Nieve do escritor Javier Castillo, lançado em 2020.
Mas apesar de a série adaptar bem os principais pontos do livro, algumas mudanças notáveis foram feitas na adaptação. A gente fala mais sobre isso nos parágrafos a seguir, após te apresentar todos os detalhes do livro.
Conheça o livro “La Chica de Nieve”
La Chica de Nieve é o quarto romance policial assinado por Javier Castillo, tratando sobre um caso delicado do desaparecimento de uma crianças.
O livro inicia em Nova York no ano de 1998, no dia do grande desfile do Dia de Ação de Graças.
Kiera Templeton, uma garotinha de apenas 3 anos, desaparece em meio à multidão sem que seus pais consigam encontrá-la. Acionando um grupo de buscas, em um canto da cidade alguém encontra a roupa que a garota usava, junto de alguns fios de cabelo.
Nessa mesma época, Miren Triggs, uma estudante de jornalismo, começa a se embrenhar no caso da garotinha desaparecida, mergulhando nas profundezas de uma investigação repleta de incógnitas.
Avançando no tempo, em 2003, na data em que Kiera completaria 8 anos, seus pais recebem um pacote misterioso. Ao abrir, descobrem uma fita VHS contendo uma gravação da filha em uma sala estranha.
Assim, após seis anos o caso recebe fôlego e a investigação é reaberta.
Nunca tendo esquecido Kiera, Miren mais uma vez é tomada pelas esperanças de finalmente descobrir o paradeiro da criança, que de tantos modos representa um pouco de seu próprio passado.
No final, há uma estatística muito dolorosa: todos os anos nos Estados Unidos desaparecem 400.000 menores. O que acontece é que daqueles que são resolvidos, quase todos e cerca de 1.000 por ano permanecem sem solução.
La Chica de Nieve se tornou o romance mais lido da Espanha durante a pandemia, totalizando mais de 1,4 milhão de exemplares vendidos apenas em 2020.
A inspiração do autor
Em entrevista concedida ao Sensacine, Javier Castillo esclareceu que La Chica de Nieve não foi baseado em um único caso real.
Castillo disse que criou sua história inspirado nos tantos desaparecimentos que acontecem anualmente ao redor do mundo. Segundo ele, apenas nos Estados Unidos, ocorrem quase 400 mil desaparecimentos de menores todos os anos.
No final, há uma estatística muito dolorosa: todos os anos nos Estados Unidos desaparecem 400.000 menores. O que acontece é que daqueles que são resolvidos, quase todos e cerca de 1.000 por ano permanecem sem solução.
Assim, grande parte da história é focada na dor e consequências para as famílias dessas vítimas de desaparecimento.
As diferenças entre o livro e a série (sem spoilers)
Se você ao menos já começou a assistir A Garota na Fita, ao ler a sinopse do livro deve ter notado a diferença gritante do enredo (para além do nome, é claro): o livro se passa em Nova York nos Estados Unidos, enquanto a série foi ambientada em Málaga, na Espanha.
Mas por que essa mudança?
Em entrevista à Vogue Espanha, Castillo revelou que a mudança dos Estados Unidos para a Espanha, foi uma sugestão da produtora, o que acabou sendo muito bem recebido pelo autor, que pode reambientar sua história justamente em sua própria cidade de nascimento: Málaga.
Assim, o nome de boa parte dos personagens do livro foi mudado para estarem mais de acordo com os nomes espanhóis, assim como ambientações onde cenas importantes no livro se passam.
Para mais, o autor ainda admite que seu romance não foi adaptado de forma literal, mas a série conta com todos os pontos principais e tudo o que fez de seu livro um sucesso.
Demos um jeito de fazer muito bem para que tudo ainda faça sentido e os leitores encontrem na série o que gostaram no livro”, disse à publicação.
CONFIRA Também:
Surpreendente e apaixonante, filme antigo com Meryl Streep volta a fazer sucesso na Netflix!
E você, já começou a assistir A Garota na Fita na Netflix? O que está achando? Conta para a gente aqui nos comentários.