Início » Curiosidades » A Lenda de Shahmaran: Conheça a verdadeira lenda turca que inspirou a nova série da Netflix

A Lenda de Shahmaran: Conheça a verdadeira lenda turca que inspirou a nova série da Netflix

"A Lenda de Shahmaram" é uma série turca baseada em uma antiga lenda mitológica, que acabou de estrear na Netflix. Conheça sua inspiração.


A Lenda de Shahmaran é a nova série turca da Netflix que aposta nos gêneros romance, fantasia e até um  pouco de terror, para contar uma história de amor embrenhada em uma antiga lenda mitológica da Turquia. (veja tudo sobre a série clicando aqui).

No programa, ao chegar em uma pequena comunidade com o objetivo de enfrentar o avô desconhecido, uma jovem professora de universidade acaba se envolvendo com um homem misterioso e sem saber sela seu destino por causa de uma antiga profecia.

A produção é uma minissérie de apenas 8 episódios e o mais interessante da narrativa, é que ela é realmente baseada em uma lenda milenar, popular na Turquia e em outros países do Oriente Médio.

Assim, se você já começou a assistir a série, ou se interessou pela premissa, confira a seguir o mito no qual a história foi inspirada.

Shahmaran, a criatura mítica traída por um grande amor

Representação de Shahmaran na mitologia do Oriente Médio (Imagem: Reprodução)

A Lenda de Shahmaran é inspirada pela história de Shahmaran, uma criatura mitológica clássica de várias culturas do Oriente Médio, mas especialmente na região da Anatólia, na Turquia.

Segundo as representações da criatura em pinturas, Shahmaran era uma mulher na parte superior do corpo, e uma serpente na parte inferior, dotada de sabedoria e poderes curativos.

Sua lenda possui várias versões, a depender da regiões em que é contada, mas todas elas seguem a mesma base.

Assim, conta-se que um jovem pobre chamado Camasbvivia em uma floresta, e um dia caminhando pelo lugar ao lado de alguns amigos, encontrou uma caverna com um poço cheio de mel.

Ao ser baixado até o poço para fazer a coleta, Camasb acaba sendo abandonado pelos amigos, e sem saber como sair, tudo o que encontra é um pequeno buraco na parede da caverna.

Cavando-o até ampliá-lo, o jovem acaba chegando a um belo reino, rodeado por jardins e cobras que o recebem de forma pacífica. É nesse lugar que Camasb conhece Shahmarana rainha das cobras que garante que nenhum mal lhe será feito.

O encontro de Shahmaran e Calesb na caverna. (Imagem: Reprodução)

Shahmaran Camasb se apaixonam e se tornam amantes, e durante muito tempo, o humano vive feliz com seu amor mítico e em meio às cobras.

Um dia, no entanto Camasb começa a sentir falta de sua família, e de sua vida em meio aos humanos. Assim, ele pede à Shahmaran para ir embora.

Com seu amor verdadeiro, a criatura não pode ver seu amor sofrendo, e por isso permite que ele retorne à sua antiga vida. No entanto, Shahmaran alerta seu amado para que ele jamais revele nada sobre ela e o reino das cobras.

Assim, Camasb retorna para sua casa, e durante muitos anos guarda o segredo de Shahmaran.

Um dia, porém, o rei do povoado acaba adoecendo, e o vizir revela que a única chance de ser salvo, é comendo a carne de Shahmaran.

Assim, Camasb trai sei amor revelando sua localização (algumas versões dizem que ele foi torturado para revelar a verdade). Desse modo, a criatura é capturada e antes de morrer revela como deve ser preparada: seu corpo deve ser escaldado, e enquanto sua carne deve ser comida pelo rei, seu extrato deve ser dado ao vizir.

Assim é feito, e enquanto o rei se cura de sua enfermidade, o vizir morre após consumir o sumo de Shahmaram.

Algumas versões da lenda ainda dizem que Shahmaram teria dito que quem consumisse sua cabeça morreria. Assim, arrependido, Camasb consome a cabeça da criatura, mas ao invés de morrer, acaba adquirindo sua sabedoria em relação à cura, tornando-se um médico, porém se arrependendo para sempre de ter traído seu grande amor.

CONFIRA Também:

Nova ficção científica da Netflix te fará refletir sobre a relação entre pais e filhos e o futuro da humanidade

E então, você já está assistindo A Lenda de Shahmaran na Netflix? O que achou da história que a inspirou? Conta para a gente aqui nos comentários.

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.