Alba: 5 Motivos para assistir e 2 para passar longe dessa série espanhola da Netflix
A séries espanhola "Alba" já está no top 10 da Netflix e aqui nós te damos ótimos motivos para assistir ou não assistir a produção.
Mais uma vez a Espanha mostra sua força entre os assinantes da Netflix e coloca uma nova produção no top 10 mundial de séries do streaming. Alba chegou na última sexta-feira à plataforma e o fato de se basear em uma das novelas turcas mais famosas do mundo não passou desapercebido pelo público.
Inspirada no sucesso Fatmagul, que no Brasil chegou a ser exibida na TV aberta, Alba é uma série de 13 episódios que adapta a passagem mais dramática da novela turca envolvendo o abuso sexual sofrido pela protagonista.
Com uma abordagem sensível sobre esse tema e a busca por justiça, a série rendeu muitos comentários positivos entre aqueles que já assistira, e se você está pensando em também conferir a produção, nós listamos alguns bons motivos para isso. Mas, claro, como nada é perfeito, nós também separamos duas razões pelas quais você pode querer deixar passar essa série da Netflix. Confira!
Sobre Alba
Nessa história, após acordar na praia com indícios de que foi vítima de abuso sexual, mas sem memórias claras do acontecido, a jovem Alba busca a ajuda das autoridades. Sua origem humilde e sua falta de memória, no entanto, a fazem vítima de descrédito por parte da polícia.
Ao, enfim, descobrir a identidade de seus abusadores, Alba inicia uma jornada por justiça que se mostrará muito difícil, judicialmente, devido à classe social dos culpados, e emocionalmente, devido a uma dúvida que corrói a moça por dentro.
Motivos para assistir Alba
Tema difícil, mas extremamente relevante
Um dos maiores motivos para assistir Alba é com certeza o tema central da série.
A culpabilização ou descrédito das vítimas de violência sexual é um fato indignante, mas muito mais comum do que se imagina. O modo como a série trata sobre isso, expondo os absurdos envolvidos em alguns processos e como abusadores acabam tendo seus atos muitas vezes “justificados”, abre um imenso espaço para o debate e para a reflexão do público.
As consequências psicológicas para as vítimas
Ainda em relação ao enredo, outro grande motivo para dar uma chance para Alba é entender o modo como vítimas de abuso lidam com o “depois” do crime.
A maior parte do arco da protagonista se dá com ela tentando lidar com todas as consequências, físicas e psicológicas, que a atingem e como relações pessoais, confiança e personalidade são afetadas após um crime como esse.
Uma ótima adaptação da história original
Apesar de ter “apenas” 13 episódios em comparação aos 80 capítulos de Fatmagul, Alba consegue adaptar bem a história original.
Ao decidir focar em menos personagens e apenas no tema central da novela original, a série enxugou pontos que, na nova versão, teriam menos relevância, conseguindo assim dar dinamismo e manter a profundidade do enredo.
Atualização para o contexto ocidental
O modo como os roteiristas trouxeram a história para o contexto da sociedade espanhola atual foi feito de forma extremamente competente.
Visto que a cultura da Turquia e da Espanha são muito diferentes, e que algumas práticas do país do Oriente Médio simplesmente não existem na maior parte dos países do Ocidente, modificações na história foram necessárias e bem atualizadas.
Para quem assistiu ambas as produções, pode ser mais fácil humanizar o contexto da versão atual, visto que ela é muito mais próxima da sociedade que conhecemos.
Performance belíssima de Elena Rivera
Elena Riveira é quem dá vida à Alba, e a performance da atriz (conhecida pela série Os Herdeiros da Terra) é um dos pontos mais altos da série.
Dando voz e rosto para vítimas de um crime tão terrível, a atuação de Riveira, especialmente nos momentos de reflexão de sua personagem, é realista, palpável e emocionante.
Até mesmo nos momentos da história onde a tragédia pessoal da personagem não é o assunto central, a atriz manda muito bem e justifica completamente acompanhar a temporada até o final.
Motivos para não assistir
Tema sensível para algumas pessoas
Um dos motivos para não se assistir Alba é o fato de que o tema da série pode ser muito sensível para algumas pessoas.
Ainda que nada de muito explícito seja exibido em cena, alguns diálogos e situações podem ser vir de gatilho emocional para parte do público, o que pode justificar não assistir a série.
Abordagem novelesca de vários personagens e situações
Infelizmente, mesmo com o contexto e atuação realista do tema principal e de Rivera, roteiristas, diretores e produção não conseguem fugir completamente da abordagem novelesca da série, inserindo algumas situações que simplesmente não conversam com a história principal.
Em alguns momentos o enredo se torna um dramalhão desnecessário e pouco crível, e a inserção de personagens “vilanescos” também é um grande ponto negativo da série que se se mantesse no limiar naturalista teria muito mais qualidade e relevância.
CONFIRA Também:
Os 7 principais lançamentos da Netflix para essa semana de 18 a 24 de julho
E você, já assistiu Alba? O que mais colocaria nessas duas listas? Conta para a gente aqui nos comentários.