Nova série espanhola da Netflix adapta famosa novela turca que fez sucesso no Brasil. Conheça!
A nova série da Netflix, "Alba" é baseada em um grande sucesso da Turquia popular no Brasil. Conheça mais detalhes sobre ela.
Um dos novos lançamentos do streaming consegue misturas dois países que são grandes amores dos assinantes da plataforma: Turquia e Espanha. Alba, da Netflix, é uma série espanhola baseada no enredo do grande sucesso turco Fatmalgu, novela que se tornou muito popular no Brasil depois de ser exibido em canal aberto.
Com 13 episódios, a nova série é uma produção original da Atresmedia, produtora responsável por títulos como La Casa de Papel, A Cozinheira de Castamar, entre outras séries populares.
Focada na parte mais dramática (e relevante) da original Fatmalgul, Alba é um drama forte que aborda um dos maiores problemas enfrentados por milhares de mulheres todos os anos.
Confira todos os detalhes dessa produção.
Sobre Alba
Nessa série, Alba é uma jovem estudante que acorda em uma manhã na praia com claros indícios de que foi vítima de abuso sexual, porém, sem lembranças muito claras do ocorrido.
Ao procurar a ajuda das autoridades locais, ela acaba sofrendo mais um trauma ao ser desacreditada devido a sua falta de memória.
Quando, enfim, descobre os culpados ela perceberá que a pressão para mantê-la em silêncio e desacreditada não é apenas um esforço das autoridades e precisará lutar com todas as forças para conseguir justiça.
Produção
A ideia de criar Alba surgiu após Fatmalgul se tornar um sucesso completo na Espanha há alguns anos. Dessa forma, foi dada a Irma Correa a missão de adaptar a história original, de 80 episódios, em um roteiro de primeira temporada com apenas 13.
Para isso, Correa e sua equipe de roteiristas decidiram focar apenas no assunto principal da novela turca, ou seja, o abuso e busca por justiça da protagonista, realizando diversas adaptações para que a história coubesse na sociedade espanhola atual.
A série estreou em 28 de março de 2021 na Espanha e teve boa recepção por parte do público.
Elenco
O elenco de Alba certamente será reconhecido por outras produções espanholas, algumas disponíveis na Netflix.
A começar pela protagonista, Elena Rivera que em 2022 estrelou outro grande sucesso da Netflix: Os Herdeiros da Terra onde deu vida à personagem Catarina Llor.
Álvaro Rico é outro rosto conhecido em Alba. O ator viveu um dos personagens da série Elite.
Os outros nomes no elenco são Eric Masip, Adriana Ozores, Pol Hermoso, Tito Valverde, Beatriz Segura, Ana Wagener, Jason Fernández, Antonio Gil, entre outros.
Vale a pena assistir Alba na Netflix?
Abordando um assunto trágico e extremamente relevante como o abuso sexual contra mulheres e a culpabilização da vítima, Alba, da Netflix, só não é um soco no estômago maior devido a seus elementos novelescos tão comuns em dramas espanhóis.
Ainda assim, o trabalho feito por Elena Rivera no papel da protagonista é belíssimo e humano, deixando aquele gosto amargo na boca que todo mundo deveria sentir ao se ver impotente em meio a uma situação de injustiça.
Infelizmente a experiência do que poderia ser uma produção completamente naturalista e real é um pouco abalada negativamente com os contrastes entre o drama central da protagonista e o dramalhão desnecessário e “vilanesco” de personagens secundários.
Tratando da luta para se recuperar psicologicamente e levar à justiça possíveis abusadores de famílias ricas, a série acaba se pendendo um pouco nesse núcleo ao dar ares irreais para os patriarcas e seus rebentos culpados.
Nada que tire a importância da trama e, de fato, fazendo jus ao material original de Fatmalgul. Ainda assim, quando se analisa os caminhos realistas por onde a história poderia ter caminhado mais, é difícil não sentir uma certa sensação de desperdício de enredo.
De qualquer forma, sim, Alba é com certeza uma série que vale a pena ser vista, tanto por sua premissa, quanto pelo ótimo trabalho de boa parte do elenco.
Para mais, quem já está acostumado com a pegada “dramalística” das produções espanholas, nem deve se incomodar tanto com os apontados feitos aqui, ao menos não ao analisar o programa como um todo.
CONFIRA Também:
Sextou! Os 5 lançamentos dessa semana na Netflix que vão embalar o seu final de semana