Algum Lugar Especial – Conheça a história real que inspirou o filme
"Algum Lugar Especial" é um filme emocionante baseado em história real, que conquista o público. Entenda as inspirações do diretor.
Algum Lugar Especial, do diretor Uberto Pasolini, já é um dos filmes mais pesquisados da semana após ser exibido na Sessão da Tarde da Rede Globo, e conquistado o público com sua narrativa baseada em história real.
Estrelado por James Norton e Daniel Lamont, o filme foi muito elogiado em seu período de lançamento, recebendo 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Sobre o filme
Em Algum Lugar Especial, John é um pai solteiro que dedica sua vida ao filho pequeno, Michael. Mas tudo muda quando ele descobre que tem uma doença terminal e apenas alguns meses de vida.
Diante da dura realidade, John embarca em uma jornada emocional para encontrar a família perfeita que cuidará de Michael após sua partida.
Enquanto tenta proteger o filho da verdade, John participa de reuniões com famílias adotivas, sempre buscando o melhor para o menino. Ao mesmo tempo, ele precisa lidar com os próprios sentimentos sobre a iminente despedida.
Dirigido e roteirizado por Uberto Pasolini, o filme foi elogiado pela crítica por sua abordagem discreta, porém impactante.
A história real de “Algum Lugar Especial”
O que torna o filme ainda mais emocionante é o fato de ser inspirado em uma história real.
Uberto Pasolini teve a ideia do roteiro após ler um artigo de jornal sobre um pai solteiro diagnosticado com uma doença terminal, que precisava encontrar um lar adotivo para seu filho pequeno.
Embora as identidades do pai e do menino tenham sido preservadas, Pasolini revelou que o que mais o tocou foi uma fotografia publicada junto ao artigo, que transmitia, segundo ele, “amor e intensidade”.
Na vida real, o pai vivia sozinho com o filho, pois a mãe havia deixado a família quando o menino ainda era muito pequeno. A partir do diagnóstico, ele dedicou seus últimos meses exclusivamente ao bem-estar do filho, esforçando-se para encontrar a “família perfeita” que cuidaria da criança após sua morte.
Pasolini realizou pesquisas extensas para compreender como funcionam os processos de adoção em situações semelhantes, entrevistando assistentes sociais e profissionais da área.
Embora tenha se inspirado diretamente no caso original, o diretor também incluiu no roteiro elementos de sua própria experiência como pai.
Para quem perdeu a exibição do filme na Sessão da Tarde, ele está disponível para assistir na plataforma Globoplay.