“Animais Fantásticos 3” pode levar ao cancelamento da franquia? Quanto o filme precisa arrecadar?
O filme "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore" tem preocupado os fãs de Harry Potter. Seria esse o fim da franquia nos cinemas?
Desde que estreou nos cinemas ao redor do mundo, o filme “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” tem estado em alta quando o assunto é cultura pop. Sendo o 3° longa de uma franquia planejada para se apresentar em 5 filmes, a estreia do título acontece em meio a diversas polêmicas que envolvem a equipe e o elenco do mesmo, como as falas transfóbicas de J.K. Rowling e as prisões de Ezra Miller.
Além disso, a repercussão crítica negativa e os baixos valores de arrecadação do filme têm preocupado os fãs que ainda acompanham a saga, que aguardam para que a Warner Bros. dê o sinal verde para a produção de um 4° filme. Essa decisão, entretanto, pode estar diretamente atrelada ao sucesso que “Segredos de Dumbledore” pode ou não fazer nos cinemas.
Quanto “Animais Fantásticos 3” deve arrecadar para ser considerado um sucesso?

Mesmo com poucos dias de exibição, existe quase uma unanimidade entre os especialistas de bilheteria ao afirmar que “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” não deve ter uma boa arrecadação nas salas de cinema. Em seus finais de semana de estreia, o longa teve uma arrecadação menor que seu antecessor em mercados importantes para a franquia, como Estados Unidos, Reino Unido e Brasil.
Nesse ponto, a ideia de que a pandemia e o fechamento de salas de cinema na China podem ter sido os verdadeiros culpados pela baixa arrecadação do filme tampouco funciona: ao contrário do que muitos acreditam, a China já não exerce tanta influência na bilheteria de longas de Hollywood, e lançamentos como “The Batman” já foram capazes de provar que um filme de qualidade e com uma boa repercussão pode apresentar desempenho acima da média mesmo em tempos difíceis.
Aqui, muitos devem estar se perguntando: o que seria necessário para que “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” fosse considerado um sucesso? Considerados os custos de produção (US$200 milhões), da massiva campanha de marketing ao redor do mundo e das taxas de distribuição do filme, é seguro dizer que o longa passaria a fazer sucesso se arrecadasse valores superiores a US$600 milhões – o que está difícil de acontecer.

A esse respeito, contudo, é necessário fazer uma ressalva que pode acabar salvando a viabilidade financeira da franquia: para além das bilheterias, o longa também gira um mercado que envolve o licenciamento de produtos colecionáveis, trilhas sonoras, direitos de distribuição para o streaming, entre outros ganhos. Isso certamente pode acrescentar mais algumas cifras aos cofres da Warner – se será suficiente? Apenas o tempo pode dizer.
Arrecadação do 3° filme pode encerrar franquia?
Mesmo com todo o lucro que envolve a venda de objetos licenciáveis e experiências sobre a franquia, a repercussão de “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” pode acabar garantindo que os dois próximos filmes planejados para a franquia sejam cancelados pela Warner Bros. Nesse ponto, inclusive, vale salientar que o 3° longa não deixou nenhuma ponta solta central para o futuro da franquia – o que tornaria mais fácil justificar sua descontinuidade.

Nesse ponto, a recepção crítica também exerce um papel importante: apesar de ter agradado parte dos fãs, o longa foi reprovado por mais de 50% da crítica especializada – e por mais que isso pareça ser irrelevante para quem já ama a saga, o impacto dessa reprovação é algo a ser analisado pela Warner. Principalmente porque, em sua franquia original, nenhum filme de “Harry Potter” foi reprovado pela crítica, e todos eles tiveram índices de aprovação superiores a 75%.
Apesar de um cancelamento provável, existe um ponto que é tido como um fato pela imprensa internacional: “Animais Fantásticos” pode encontrar seu fim no mundo dos cinemas, mas é muito pouco provável que a Warner Bros. deixe de investir em produções do Mundo Bruxo. Nesse sentido, não seria surpresa se séries e filmes que envolvem o universo criado por “Harry Potter” continuassem dividindo opiniões agitando o legado – e os cofres da Warner – durante os próximos anos.

CONFIRA Também:
Após polêmicas recentes, “Harry Potter” é retirado de lista comemorativa da Rainha Elizabeth II
E você, o que espera do futuro da franquia “Animais Fantásticos” nos cinemas? Gostaria de ver a adaptação cinematográfica de alguma outra história do universo de “Harry Potter” produzida pela Warner? Compartilhe suas opiniões com a gente em nossas redes sociais, e para mais informações sobre suas franquias preferidas, fiquem sempre ligados aqui no Sobre Sagas!