Início » Aria Mia Loberti é cega na vida real? Entenda a condição genética da atriz de “Toda Luz que Não Podemos Ver”

Aria Mia Loberti é cega na vida real? Entenda a condição genética da atriz de “Toda Luz que Não Podemos Ver”

Aria Mia Loberti está em "Toda Luz que Não Podemos Ver", e para quem deseja saber se a atriz é cega na vida real, explicamos sua condição.


Toda Luz que Não Podemos Ver é uma das produções mais aguardadas de 2023 na Netflix, e acabou de estrear na plataforma. Baseada no livro homônimo de Anthony Doerr, a minissérie de quatro episódios é composta por um grade elenco, e entre os atores está a estreante Aria Mia Loberti, que assim como sua personagem, é legalmente cega na vida real.

Na série, e no livro, Marie-Laure é uma jovem com deficiência visual que durante a ocupação nazista na França, se torna parte da resistência e com suas mensagens, busca inspirar os desesperados, e conseguir ajuda para libertar seu país.

No caso de Aria Mia Loberti, sua condição de cegueira não é total, mas bastante alta, um dos fatores que a fez saber exatamente a forma como Marie-Laure deveria ser interpreta.

Aria Mia Loberti tem acromatopsia e por isso é considerada cega

Acromatopsia é o nome da condição genética com a qual a atriz de Toda Luz que Não Podemos Ver, nasceu.

A acromatopsia é uma doença genética que impede que seu portador identifique cores. Em resumo, é como se a pessoa enxergasse o mundo inteiro em tons de cinza. Além disso, ela pode ser acompanhada de fotofobia (dificuldade de enxergar em locais muito claros), baixa visão e movimento involuntário dos olhos.

No caso de Aria Mia Loberti, a deficiência visual é alta e atriz conta com quase todos os principais sintomas de sua condição genética. Em entrevista em 2022 para o Johnston Sunrise, a atriz explicou exatamente como enxerga o mundo com a acromatopsia:

 “Basicamente significa que sou completamente daltônica, muito míope e bastante sensível à luz. Em luzes fortes como essas, ou em iluminação externa, sem meus óculos escuros, fico completamente cega,” explicou.

Segundo sua página no Wikipédia, tudo indica que sua deficiência visual foi um problema em sua infância. As informações relatam que os pais de Aria decidiram tirá-la da escola no terceiro ano, passando a educá-la em casa,  pois se sentiam insatisfeitos com o tratamento que a filha recebia na instituição.

Felizmente, isso não afetou seu desenvolvimento e em 2021, após um casting com milhares de candidatas, a jovem conseguiu angariar o papel principal em Toda Luz que Não Podemos Ver, mesmo sem nenhuma experiência anterior em atuação.

CONFIRA Também: Toda Luz que não Podemos Ver: elenco completo da nova série da Netflix

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.