As histórias reais que mais despertaram a curiosidade dos brasileiros em 2023
Em 2023 o que não faltou foram filmes e séries baseados em histórias reais chegando aos streamings. Confira quais foram mais pesquisados.
2023 foi um ano em que os telespectadores realmente se interessaram pelos filmes e séries baseados em histórias reais.
A seguir você confere quais os 7 títulos que tiveram suas histórias reais mais pesquisadas, segundo levantamento feito no Google Trends nos últimos 12 meses de 2023.
7 – Amor e Morte
Amor e Morte é uma das produções de 2023 que foi baseada em uma história real muito pesquisada no Google.
Na série, Candy é uma dona de casa e frequentadora de igreja que passa a ter um caso com um de seus vizinhos, marido de uma de suas amigas mais próximas. O problema é que, ao se sentir rejeitada, ela comete um crime brutal.
A série é inspirada no caso de Candy Montgomery que em 1984, matou á machadadas a esposa de seu ex-amante, após essa ter lhe confrontado sobre o caso que havia tido com seu marido.
6 – Som da Liberdade
Som da Liberdade é o filme que deu o que falar nos cinemas em 2023.
Na história, um policial decide ficar na Colômbia para investigar o caso de tráfico sexual de crianças, enquanto tenta encontrar uma das vítimas e devolvê-la aos pais.
Na vida real, a história no entanto, ganhou contornos mais sombrios quando descobriu-se que o suposto herói do filme, foi acusado de abuso sexual contra 5 mulheres que teriam ajudado nas operações de resgate. Além disso, o ex-policial ainda teria feito várias operações com o objetivo de obter lucros próprios.
5 – A Enfermeira
Nessa série da Netflix, conhecemos Pernille Kuzmann, uma enfermeira que ao iniciar um novo emprego, logo percebe que mortes de pacientes acontecem sempre que outra colega enfermeira está de plantão.
O caso real aconteceu na Dinamarca quando uma enfermeira recém-formada percebeu as estranhas mortes de pacientes e passou a desconfiar de uma colega. A mulher foi acusada formalmente em 2015 e sentenciada a 12 anos de prisão em 2017.
4 – Três vidas
Em Três Vidas, já adulta, uma detetive descobre que possui duas irmãs gêmeas, e que as três foram separadas na infância.
A série é baseada no caso real dos trigêmeos Robert, David e Eddy, que nos anos de 1980, aos 19 anos descobriram por acaso a existência um dos outros.
Já nos anos 90 a verdade chocante para a separação dos gêmeos veio à tona quando descobriu-se que um psicanalista infantil pagou uma grande quantia em dinheiro ao Conselho Judaico para que os irmãos fossem criados separadamente, para que assim ele pudesse colocar em prática um estudo social.
3 – Gran Turismo
Em Gran Turismo, um jovem piloto cheio de habilidades no videogame, ganha a oportunidade de se tornar um piloto de verdade, e dirigir carros na fórmula GT.
A história real do filme é baseada na vida de Jann Mardenborough, que na adolescência era um craque no videogame Gran Turismo e já adulto, decidiu participar de um torneio do jogo, organizado pela Sony.
Ao ganhar a competição, ele ganhou a chance de se tornar um piloto profissional na vida real, e correu as 24 Horas de Dubai.
2 – Lembranças
O filme de 2010 com Robert Pattinson segue a história de amor entre Ally e Tyler, dois jovens marcados por traumas familiares, envolvendo a mãe de Ally e o irmão e Tyler.
O que marca o filme, no entanto, é seu final chocante que vê Tyler sendo uma das vítimas no atentando do 11 de setembro.
A maior parte da narrativa do filme não é realmente baseada em uma história real. Apenas esse elemento do final do filme, foi escolhido dessa forma pelos roteiristas como um jeito de homenagear as vítimas do atentado que, assim como Tyler, poderiam estar apenas iniciando sua jornada.
1 – Corpo em Chamas
Corpo em Chamas é a série espanhola da Netflix que abordou o conhecido como “Crime da Guarda”.
Na série, após o corpo de homem ser encontrado em um porta-malas, a investigação logo coloca a companheira da vítima, e o amante dela, como principais suspeitos.
Na vida real, Rosa Peral e Albert López foram os estrategistas do assassinato de Pedro Rodriguez, então companheiro de Rosa. O crime aconteceu em 2017, e após investigações foi comprovada a culpa de Rosa e Albert, ambos presos na Espanha atualmente.
CONFIRA Também: Mamãe Morta e Querida: filme inspirado no caso de Gypsy Rose está na Netflix? Onde assistir?