Athena: Entendendo o final da nova produção original da Netflix
Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o final de 'Athena', aqui no Sobre Sagas todos os detalhes do final do filme serão explicados!
Se você terminou de assistir Athena e não entendeu ou ficou com dúvidas sobre o final do filme, aqui no Sobre Sagas todas as suas perguntas serão respondidas detalhadamente.
A seguir, a linha do tempo do filme e a corrente de eventos que levaram ao final da produção serão explicados.
Athena: Entendendo o final do Filme
Após a morte de Idir (Mohamed Amri), um adolescente que morava em um bairro muçulmano nos arredores de Paris, a população do bairro ficou revoltada, e as crescentes tensões começam a tomar um rumo violento.
O irmão de Idir, Abdel (Dali Bensslah), tenta acalmar a situação, porém ele não consegue ser muito efetivo e as tensões aumentam gradualmente, principalmente pela polícia ser a principal suspeita do assassinato de Idir.
Eventualmente, brigas e ataques entre os moradores do bairro e entre os policias começam e se tornam cada vez piores. Karim (Sami Slimane), outro irmão de Idir, se junta aos rebeldes e começa a fazer ataques aos policiais utilizando bombas. Ele pede ajuda a Moktar (Ouassini Embarek), irmão mais velho da família, aos ataques, mas ele se nega a ajudar.
Enquanto o bairro é praticamente um campo de guerra, a investigação da morte de Idir revela que não foram os policiais que o mataram, mas sim um grupo terrorista de extrema-direita, porém ninguém acredita nisso e já é tarde demais para parar a guerra.
Por que Abdel entrou no conflito ao lado dos rebeldes?
Percebendo que todos os seus planos para parar o conflito falharam, Abdel decide se juntar a seus irmãos e a todos os moradores que se rebelaram contra a polícia para vingar a morte de seu irmão.
Após a polícia se negar a cooperar com Abdel, Karim decide atacar os policiais utilizando uma bomba, porém o plano falha e ele acaba morrendo na explosão. Isso gerou um impacto profundo em Abdel, que assume o lugar de Karim se tornando o líder dos rebeldes.
Conforme o conflito vai piorando, a personalidade de Abdel vai mudando drasticamente, ele vai se tornando cada vez mais cruel e começa a agir sem se importar com as consequências das suas ações.
Em um dos momentos finais do filme, a morte de Idir é finalmente esclarecida, revelando que foi realmente um grupo extremista que assassinou o rapaz e não a polícia, revelando que se trata de um crime de ódio contra a população local.
Por fim, o filme aborda várias questões sociais, como a pobreza, desigualdade social, xenofobia, racismo, preconceito e violência, que estão presente na vida de diversas pessoas ao redor do mundo atualmente, retratando também como a mais honesta das pessoas pode ser sugada em um espiral de caos e violência e como uma simples faísca pode causar uma explosão catastrófica.
Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Dahmer: Família de uma das vítimas do assassino critica a série da Netflix; entenda