Bridgerton | Por que Eloise tem dividido a opinião dos fãs da série?
Qual sua opinião sobre Eloise Bridgerton? Descubra porque uma das personagens mais fortes da série divide tantas opiniões entre o público.
Desde o dia 25 de março, quando a 2ª temporada de “Bridgerton” estreou no catálogo da Netflix, a série original tem estado no topo do ranking de produções mais assistidas da plataforma de streaming. Focada na história de Anthony Bridgerton (Jonathan Bailey) e Kate Sharma (Simone Ashley), a temporada é uma adaptação do livro “O Visconde Que Me Amava”.
Para além do romance principal, um dos núcleos que se destacou bastante no novo ano da série foi o de Eloise Bridgerton (Claudia Jessie), que tem dividido a opinião dos fãs da série nas redes sociais. Sabendo disso, o Sobre Sagas levantou alguns elementos que fazem a personagem dividir tantos pensamentos entre o público. Confira:
Eloise Bridgerton vai de encontro ao romance idílico da série
O primeiro ponto a ser notado sobre Eloise Bridgerton é que, ao contrário da maioria das mulheres de sua época, ela vai de encontro a essa ideia de um romance idílico, onde se casar com um homem apropriado é uma grande virtude. Durante a 2ª temporada de “Bridgerton“, em uma conversa com Kate Sharma (Simone Ashley), ela chega a levantar a possibilidade até mesmo de não se casar um dia.
Esses pensamentos acabam fazendo com que, em determinados arcos, Eloise Bridgerton se contraste com a direção que a própria série está tomando. É como se as regras impostas pela sociedade de Mayfair não encontrassem ressonância na personagem, e enquanto todas as outras acabam se curvando uma hora ou outra para a dinâmica de um mercado de casamentos tradicional, Eloise resiste em ver o matrimônio como uma escolha, e não uma obrigação.
Nesse ponto, entra também as expectativas de uma parcela dos fãs da série: ao embarcarem em uma temporada, existem os espectadores que querem ver personagens diversos que compartilham suas formas de ler o mundo. Para aqueles que, assim como Eloise, compartilham ideais de igualdade de gêneros, a ironia e a irreverência da personagem servem como um deleite especial da produção.
Existem, contudo, fãs que ao assistirem “Bridgerton” querem embarcar nesse ideário idílico e romântico de um amor de novela, e qualquer elemento que se contraponha à ideia desse amor perfeito (mas irreal) passa a ser visto como uma pedra no sapato. Para esse público, Eloise Bridgerton pode ser lida como uma personagem anticlímax – nesse sentido, Sir Phillip Crane pode ajudar bastante no futuro.
Ironias e personalidade forte
Outro ponto que faz com que Eloise Bridgerton se destaque é sua personalidade forte e sua retórica em contestar outras pessoas com ironia. Não que as outras personagens de “Bridgerton” não apresentam características marcantes e saibam se impor nos momentos corretos, mas Eloise Bridgerton incorpora essa irreverência e não pensa duas vezes antes de expressar o que pensa.
Essa maneira irônica e ácida que a personagem enxerga o mundo e expressa suas opiniões é, novamente, um divisor de água: há quem acredite que, ao fazer isso, Eloise Bridgerton contribui para uma sociedade mais igualitária para as mulheres e inspira suas irmãs mais novas a lutarem pelo que pensam, e também há quem acredite que, em certos pontos, a personagem deveria guardar seus pensamentos para si próprias.
Nesse ponto, Eloise pode ser vista como um trunfo para a produção da série, que certamente é composta por pessoas de viés progressista. O fato de uma personagem tida como feminista causar incômodo em determinadas pessoas pode acrescentar em muito nas reflexões desse público, o que torna “Bridgerton” mais complexa.
Eloise na 2ª temporada de “Bridgerton”
Para além do seu temperamento forte – marcante desde o primeiro ano da série – algo que tem dividido os fãs de “Bridgerton” foi o arco de Eloise durante a 2ª temporada. Como era de se esperar, a personagem segue seu pensamento político e acaba participando das reuniões de grupos reacionários no novo ano do título, mas é sua relação com sua amiga Penélope que tem dividido a opinião entre os fãs.
Ao se tratar desse núcleo, a personagem não apenas vai de encontro ao que é apresentado pelos livros da saga, mas em alguns momentos acaba sendo contraditória com o que ela acredita. E essa contradição se apresenta, algumas vezes, na rivalidade feminina estabelecida entre ela e Penélope durante a 2ª temporada – mais especificamente no final da série.
Tal como Eloise, a personagem Penelope Featherington também enxerga o mundo de forma diferente, e apesar do seu caráter menos reacionário, ela também é uma vítima de uma sociedade patriarcal. Mesmo que tenha escondido sua identidade e exposto Eloise em relação aos seus encontros com rebeldes, há quem questione se o conflito entre as duas ao final da 2ª temporada encontra respaldo no que a série tem apresentado em suas personalidades até então.
Certamente existe o público que – ciente de como as ações de Penélope afetaram Eloise – acredita nas motivações de Eloise ao ser ríspida com sua melhor amiga. Mas existe também o público que acredita que, sendo uma mulher madura e com consciência social, Eloise lidaria de forma mais evoluída com a situação. Esse veredito, entretanto, fica agendado para as temporadas futuras da série, que devem embasar melhor as ações da personagem.
CONFIRA Também:
Bridgerton | Por que a 2ª temporada tem dividido opiniões entre os fãs?
E você, faz parte do time que gosta ou não de Eloise Bridgerton? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre a personagem e o futuro de “Bridgerton“, fiquem constantemente ligados aqui no Sobre Sagas!