Início » Filmes » “Casa de Areia” – Filme com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro acaba de chegar à Netflix

“Casa de Areia” – Filme com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro acaba de chegar à Netflix

"Casa de Areia" é um dos melhores filmes brasileiros que acaba de chegar à Netflix com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. Confira!


Com o recente sucesso de Ainda Estou Aqui, que levou o primeiro Oscar da história do cinema brasileiro, muita gente foi atrás de outras produções estreladas por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. É nesse hype que o filme Casa de Areia, lançado em 2005 e dirigido por Andrucha Waddington, chegou ao catálogo da Netflix.

O longa, rodado nos cenários hipnotizantes dos Lençóis Maranhenses, é um drama existencial e visualmente arrebatador que mistura passagem do tempo, isolamento, maternidade e o peso de uma vida cercada de areia.

Sinopse do Filme

Casa de areia netflix

Tudo começa em 1910, quando o português Vasco de Sá arrasta a esposa grávida, Áurea, e a sogra, Dona Maria, para o meio do nada, rumo a um pedaço de terra recém-comprado que ele acredita ser promissor.

O problema? O tal terreno fica no meio de uma imensidão desértica, cercado por dunas, calor e solidão — ou seja, não exatamente o paraíso prometido.

Quando um acidente fatal tira Vasco de cena, Áurea e Maria ficam sozinhas, vulneráveis e sem recursos. É aí que conhecem Massu, um homem que vive isolado naquela região e passa a ajudá-las com o básico para a sobrevivência.

Em meio à vastidão do deserto, surgem dilemas sobre maternidade, liberdade, escolhas e a eterna tensão entre destino e vontade.

Elenco

Fernanda Torres vive Áurea nas primeiras fases da história e depois interpreta Maria, a filha de Áurea, já adulta. Já Fernanda Montenegro assume os papéis de Dona Maria (mãe de Áurea) e, posteriormente, também encarna Áurea em sua velhice.

Além delas, o elenco ainda conta com Ruy Guerra como Vasco, Seu Jorge, Luiz Melodia, Stênio Garcia e Enrique Diaz.

Encontro de mãe e filha no cinema antes de “Ainda Estou Aqui ” e do Oscar

Muito antes de dividirem o centro das atenções em Ainda Estou Aqui — o filme que rendeu à Fernanda Torres um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar —, mãe e filha já haviam se encontrado em A Casa de Areia.

Só que aqui, ao invés de interpretarem a mesma personagem em tempos diferentes (como acontece no filme sobre Eunice Paiva), elas dão vida a gerações distintas da mesma família em um ciclo quase mítico, onde os papéis de mãe e filha se invertem conforme o tempo avança.

Em A Casa de Areia tudo é mais silencioso, simbólico e íntimo. É o tempo que fala. A areia que cobre.

E é nesse cenário minimalista que as duas atrizes entregam performances intensas e complementares, reafirmando uma conexão que vai além do sangue — e que transborda na tela.

A redescoberta do filme agora, especialmente após a aclamação internacional de Ainda Estou Aqui, ajuda a mostrar como esse encontro artístico entre duas das maiores atrizes do Brasil já vinha sendo cultivado há muito tempo. A Casa de Areia é, de certa forma, uma semente desse sucesso recente. Uma obra que vale muito a pena assistir.

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.